Por nicolas.satriano

Rio - Como diz a música de Baby do Brasil, antigamente, “todo dia era dia de índio, mas agora ele só tem o dia 19 de abril”. Em Maricá, não é bem assim. Neste final de semana, acontece a “Festa na Aldeia”, para comemorar a cultura indígena local. A prefeitura realiza, pela primeira vez, uma celebração com as tribos guaranis da aldeia Tekoa Ka’aguy Hovy Porã (Mata Verde Bonita), na restinga de São José do Imbassaí. Outros 300 índios de Angra dos Reis, São Paulo e Santa Catarina são esperados.

Tribo em restinga de Maricá reúne 62 indígenas que vieram do Sul do paísFernando Silva / Divulgação

A festa, que terá danças, músicas e comidas típicas, como pamonha, aipim e peixe assado, é aberta ao público, tem entrada gratuita e pretende servir de pretexto para integrar a população com os índios locais que, na verdade, não são nativos. Integrantes da tribo Tupi-Guarani M'Bya, do sul do país, eles chegaram à restinga em abril de 2013. Hoje, 62 índios vivem em Maricá, numa área de 93 hectares que pertence ao grupo espanhol IDB. Nesta região está prevista a construção de um complexo turístico e o terreno onde vivem os indígenas foi incorporado ao projeto, por exigência do prefeito Washington Quaquá (PT).

É ideia do prefeito, também, criar uma aldeia turística, a primeira do estado, com ocas hotéis e um teatro de arena. Pelo projeto inicial, segundo ele, os visitantes conhecerão a cultura indígena, suas danças, artesanato e comidas típicas, e poderão se hospedar na própria aldeia.

A implantação do projeto,de acordo com a prefeitura, está diretamente vinculada ao desenvolvimento do projeto do Resort São Bento da Lagoa, em São José do Imbassaí, agora a cargo do grupo hoteleiro internacional Blue Bay. “A prefeitura acompanha a situação e está ciente de que as conversas entre os representantes dos índios e da empresa estão evoluindo satisfatoriamente”, diz, em nota.

Por meio de sua assessoria, a IDB Brasil, responsável pelo empreendimento Fazenda São Bento da Lagoa, em área onde vivem indígenas da etnia Tupi-Guarani, informou que, mesmo em fase de licenciamento ambiental, mantém diálogo constante com os índios e a Prefeitura de Maricá. "A empresa respeita e valoriza todas as manifestações culturais, reafirmando seu compromisso de promover o desenvolvimento sustentável da Fazenda São Bento da Lagoa e do município.?"

Você pode gostar