Por vinicius.amparo

Rio - Realizada há três anos em Vassouras, a Semana de Astronomia agitará a cidade entre os dias 27 e 30 deste mês. Durante quatro dias, o público poderá conhecer o planetário inflável, visitar exposições interativas e observar o céu à noite e o Sol. Nesta edição do evento, também será possível assistir ao filme “Sepideh-Reaching for the stars” e participar dos minicursos “Capacitação de alunos multiplicadores para utilização dos telescópios Dobsonianos 200mm” e “Preparando para a OBA”. As atividades acontecerão em diferentes pontos da cidade, são livres para todas as idades e têm entrada gratuita. É necessária inscrição para os minicursos, pois as vagas são limitadas.

A pesquisadora Katia Pinheiro, do Observatório Nacional, abrirá o evento falando sobre o campo magnético da Terra, o núcleo terrestre, os efeitos das tempestades magnéticas e a importância dos observatórios magnéticos, especialmente do Observatório Magnético de Vassouras, em atividade desde 1915. Para ela, a Semana de Astronomia é importante para mostrar ao público em geral uma forma menos técnica do tema. “Essa é a oportunidade de mostrar para as pessoas que a ciência é interessante. É um estímulo para mim e para o público!”, disse.

Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional que ministrará um dos minicursos, revela que o envolvimento dos estudantes, professores e familiares com a Semana de Astronomia é sempre muito grande. “É gratificante participar pela terceira vez desse evento. A organização está trabalhando para que a cada ano o evento seja ainda mais abrangente e repleto de novidades”, encerra.

Você pode gostar