O Ministério Público Federal lançará hoje, no Rio de Janeiro, a campanha nacional "No Fluxo da Vida, Cada Gota Conta". A cidade é a terceira cidade a receber o lançamento. A primeira foi Campos dos Goytacazes e, logo após, São João da Barra, em outubro e novembro de 2014, respectivamente.
Segundo o MPF, o objetivo da campanha é promover na população uma mudança no modo de ver e tratar os recursos hídricos. A ação visa estimular uso comedido da água, evitando-se escassez, conflitos e racionamentos.
O lançamento na capital contará com a presença do idealizador da campanha, procurador da República Eduardo Santos. "É preciso que a sociedade e o poder público se mantenham alertas, porque os problemas relativos a escassez de água (crise hídrica) não foram solucionados. A campanha visa, precisamente, a construir a consciência de que devemos mudar nossas práticas em relação a esse bem tão essencial quanto finito", ressalta o procurador.
O evento será na Escola Pública Municipal Presidente Tancredo Neves, na rua do Catete, 77, às 10h. Logo após a execução do Hino Nacional pelo cantor, compositor e instrumentista Rômulo Gomes, o procurador da República Eduardo Santos apresentará a campanha aos alunos e convidados.
Em seguida, será ministrada a palestra "Água, recurso abundante?", pelo biólogo e analista ambientalista Cristiano Silveira no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras, Cristiano Silveira. A Companhia de Teatro Dois no Ato fará a apresentação do espetáculo "Mãe Gota". O encerramento do evento será com feito com ato simbólico e a participação de um aluno e seu responsável.