Por lucas.freitas

Cabo Frio (Rj) - A Ouvidoria da Comissão de Correição, criada através de portaria para investigar possíveis irregularidades na Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio, já está recebendo reclamações e sugestões de usuários do Sistema Único de Saúde. Através do fortalecimento da gestão participativa, com a escuta ao cidadão e aos profissionais vinculados a Secretaria Municipal de Saúde, a Ouvidoria poderá identificar os principais problemas e captar as reais necessidades da população.

"A Ouvidoria está de portas abertas para a população. As reclamações e denúncias precisam ser feitas de forma presencial para agilizar o andamento das investigações", destacou a procuradora do município Juliana Bonazza, que está presidindo a comissão.

Dona Nilce de Andrade Oliveira procurou o atendimento para registrar uma reclamação para o marido que na semana passada não tinha conseguido ir ao Hospital Dona Lindu, em Paraíba do Sul, para retirar os pontos de uma cirurgia a que foi submetido no quadril. Na mesma hora a Ouvidoria reagendou o procedimento e agilizou o transporte para o paciente. "Fiquei satisfeita porque consegui agendar para esta terça-feira o procedimento. Nós só queremos receber a assistência que temos direito. A Ouvidoria identificou o problema e marcou a viagem", explicou.

Quatro pessoas trabalham na Ouvidoria da Comissão de Correição, instalada na própria sede da Secretaria Municipal de Saúde de Cabo Frio. A procuradora do município Juliana Bonazza, presidente da Comissão de Correição, reforça a importância da Ouvidoria para registrar as reclamações e denúncias da população, mas lembra que a Secretaria de Saúde já conta com uma Ouvidoria no segundo andar do PAM de São Cristóvão. Segundo Juliana Bonazza os dois serviços irão caminhar juntos.

"A Ouvidoria em saúde é um instrumento de gestão pública e do controle social para a defesa do direito à saúde e do aperfeiçoamento da qualidade e da eficácia das ações e serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde", concluiu Juliana.


Você pode gostar