Por bferreira

Rio - Às margens do Rio Paraíba do Sul, Barra do Piraí mantém o clima pacato desde a sua criação, em 1890. No município, os moradores ainda escutam o apito do trem da antiga ferrovia, que transporta produção das metalúrgicas, como em um filme de época. Desde 2009, porém, uma matéria-prima mais maleável está capacitando a juventude do município a trilhar novos destinos, que ultrapassam as fronteiras do interior. E também movimenta, a cada ano, até R$ 300 mil na economia local, além de fomentar o turismo.

Em sua sexta edição%2C festival internacional de cinema premia produções feitas por alunos do Ensino MédioDivulgação

Isso é possível com o Polo Audiovisual de Barra do Piraí, que já atraiu 13 produções de cinema e TV, como o filme ‘O Casamento de Gorete’, produzido recentemente pela atriz Letícia Spiller. Para realizar estas produções, o polo já gerou aproximadamente 120 empregos temporários, além de ocupações formais a partir da instalação de novas produtoras. Fazendas históricas do Vale do Café também são usadas como locação.

Com os investimentos, Barra do Piraí vem se tornando uma referência nacional para o ramo. E olha para o futuro. De hoje até o próximo sábado, o município recebe o evento que celebra o programa: a sexta edição Festival Internacional Estudantil de Cinema de Barra do Piraí, que premia produções locais e nacionais, feitas por estudantes do Ensino Médio.

Os filmes que participam da premiação local são produzidos por alunos da rede de ensino do município. Ao todo, 20 escolas fazem parte de um programa que oferece oficinas de criação cinematográfica ao longo do ano. Das 20 unidades, 17 são da rede pública, o que representa a totalidade das redes municipal e estadual.

O criador do Polo Audiovisual e idealizador do festival, Roberto Monzo Filho, destaca o papel social do projeto: “Muitos nunca pisaram em uma sala de cinema, e de repente veem seus filme sendo exibidos em praça pública para mil pessoas”. “A gente se transformou em uma potência no futebol porque tem um campo a cada esquina. O país vai ser uma força no cinema quando houver uma oficina a cada canto, como estamos fazendo aqui”, aposta.

Para João Pedro Silveira, de 19 anos, os livros sempre foram mais interessantes que as bolas rolando entre as esquinas de Piraí. Portador de esquizofrenia, ele conseguiu superar sua dificuldade de interação social participando da produção de um dos filmes que será lançado no festival. “Sempre gostei de ler e me interessei por roteiro, mas acabei até atuando. No início era uma timidez absurda, mas me ajudou a descontrair um pouco com as outras pessoas. Abriu um horizonte profissional e filosófico para mim”, afirma.

Festival virou ‘Oscar’ da juventude

Em suas cinco edições, o festival de Barra do Piraí já apresentou 78 filmes dentro das oficinas de produção audiovisual com a participação de mais de 3 mil alunos. Na Mostra Nacional, foram exibidos 50 filmes selecionados entre as mais de 200 obras inscritas. E na Mostra Internacional, 25 filmes produzidos por jovens de diversos países. Cerca de 100 mil pessoas passaram pelo festival, que é gratuito.

Segundo a prefeitura, fomentar o turismo é um dos objetivos do Polo Audiovisual. A expectativa é que, a partir do sucesso de bilheteria dos filmes produzidos, tenhamos um aumento de 40% no fluxo turístico.

“O festival pretende continuar realizando sua missão, atraindo e despertando talentos dessa juventude brasileira, contribuindo com a construção do Brasil que desejamos”, ressalta Roberto Monzo, criador do festival e secretário municipal de Trabalho e Desenvolvimento Econômico.

O festival vai de 18h30 às 22h, durante todos os dias, na Praça Nilo Peçanha. A programação completa está no site www.festcineestudantil.com.br, com a lista dos filmes. Entre os convidados deste ano, estão os atores André Ramiro e Letícia Spiller.

Reportagem de Lucas Gayoso

Você pode gostar