Por marlos.mendes

Rio - Uma das maiores dificuldades para os jovens que estão em vias de se formar é conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho por falta de experiência. Para os alunos do curso de Jornalismo da Unigranrio, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, essa realidade pode ser diferente.

Uma parceria inédita firmada nesta terça-feira entre os jornais O DIA e Meia Hora com a Unigranrio transformou um espaço da universidade numa pequena redação, onde alunos selecionados por meio de uma prova terão a oportunidade de praticar e conhecer de perto como é o dia a dia dos profissionais da imprensa.

Aziz Filho%2C diretor de Redação do DIA%2C e Arody Herdy%2C reitor da Unigranrio%2C selaram convênio nesta terça-feiraDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

O anúncio da parceria aconteceu em frente ao espaço onde vai funcionar a redação e contou com a presença do reitor da Unigranrio Arody Herdy, do diretor de redação do DIA, Aziz Filho, das editoras Rosayne Macedo (Estado) e Vanessa Assenoff (Baixada), além dos alunos e professores do curso de jornalismo.

Na ocasião, o reitor fez questão de reafirmar que a maior importância da parceria é para os alunos. “Essa parceria vai levar nossos alunos a compreenderem de uma forma mais direta como é que funciona uma empresa jornalística e vai levá-los a viver uma experiência profissional ainda nos bancos escolares. Isso vem muito ao encontro do que sempre imaginei para os nossos estudantes”, disse Herdy.

Já o diretor de redação disse que a intenção é dar a essa experiêcia uma dimensão pioneira. ""Essa parceria é um investimento no talento, que é o instrumento de trabalho mais valioso, seja em jornal impresso ou online. O melhor lugar para buscar talentos é em uma universidade e, no caso do DIA, em uma universidade estratégica para a Baixada Fluminense, uma região com a qual o jornal tem uma relação histórica de afeto muita atenção", comentou Aziz Filho.

Alunos e professores aprovam

Para Lucas Mendes, de 19 anos, estudante do sétimo período de Jornalismo, esta é uma oportunidade única. Ele revela que desde pequeno gostava de narrar jogos e que foi sua paixão por esporte que o aproximou do curso. Hoje, faltando pouco para se formar, Lucas é editor do jornal 'Ponto de Partida', uma publicação bimestral do curso de Jornalismo, e fica empolgado com a chance de poder participar deste projeto. “Poder vivenciar um grande veículo que é O DIA aqui dentro da universidade é muito importante para quem quer aprender e se tornar um bom profissional”, disse.

Parceria aposta na formação de talentos em uma das principais universidades da regiãoDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

A coordenação do projeto junto aos alunos ficará a cargo da professora Ana Condeixa que conhece bem a realidade do mercado de trabalho. “Esse projeto vai fazer com que nosso aluno, antes de conseguir um emprego na área, vivencie tudo o que acontece dentro de uma redação. Se o texto que ele fizer aqui não for bom, vai ser barrado lá na redação. A gente, como profesor, tem um coração meio mole muitas vezes e acaba passando por cima de algumas falhas, mas no projeto com os jornais O DIA e Meia Hora não vai ter isso. A gente quer que o aluno saia daqui pronto para encarar o trabalho de jornalista lá fora”.

Nas próximas semanas os alunos que estão cursando a partir do quarto período de jornalismo farão uma prova. Os cinco mais bem colocados serão selecionados e terão a chance de saber exatamente como é a vida de um repórter por, pelo menos, seis meses. De lá para as redações da grande imprensa só vai depender deles.

Você pode gostar