Por rosayne.macedo

Três Rios - Intensificar o trabalho para o incremento da atividade turística das cidades que compõem a região turística Caminhos Coloniais. Com esta proposta, Três Rios recebe nesta terça-feira (30) a sétima edição do Fórum Regional de Fortalecimento do Turismo. O evento, que acontece das 9 às 15h, no Teatro Celso Peçanha, reúne empresários e representantes dos municípios da região para expor suas opiniões, sugestões e apresentarem projetos.

Durante o fórum, representantes dos municípios que compõem a região Caminhos Coloniais (Areal, Comendador Levy Gasparian, Paraíba do Sul, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia e Três Rios) terão a oportunidade de conhecer os projetos da Setur-RJ e TurisRio para os próximos anos que objetivam potencializar o turismo regional.

Promovido pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro e pela TurisRio, o evento faz parte da série de encontros com os principais dirigentes do turismo em cada região faz com que seja facilitado o diálogo e criado um alinhamento das ações para o fomento da atividade turística.

"Nossa missão é fazer com que os 92 municípios do estado consigam desenvolver, da melhor maneira possível, seus atrativos turísticos. Não há dúvidas de que o turismo se destaca cada vez mais como um dos carros chefes no crescimento e desenvolvimento dos municípios do interior, com a ampliação no volume de turistas e visitantes, o que se reflete na geração de empregos e renda para a população", explica o secretário Nilo Sergio Félix.

Para Paulo Senise, presidente da TurisRio – Cia. de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, a oportunidade de estar frente a frente com autoridades de diferentes áreas de atuação do turismo é imperdível. "Além da apresentação de suas entidades, os representantes que são convidados por nós para participar dos fóruns, estão aptos a dar sugestões e indicar ações de sucesso que possam ser repetidas em outras cidades.

Haverá também, exposições de representantes de diversas instituições e órgãos de importância para o desenvolvimento da atividade turística, tais como Comissão de Turismo da Alerj, ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e BPTur – Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas.

A região

Quem visita Areal tem a oportunidade de aproveitar o turismo ecológico e histórico. Além das inúmeras construções históricas, a cidade traz opções de passeios como cavalgadas, caminhadas ecológicas, visitas ao orquidário e à floricultura da região, além de sítios e fazendas locais.

Em Três Rios as atividades ao ar livre e os esportes radicais, como o rafting, que é feito no rio Paraibuna, são as atrações mais procuradas. Comendador Levy Gasparian é um dos municípios que integram o Caminho Novo, trecho que deu acesso à região de Minas Gerais na época do Brasil Colônia. Por conta de seu passado histórico, são visitas obrigatórias as inúmeras construções do século XIX.

Sapucaia é um ótimo destino para quem procura pelo turismo rural. Lá, é comum encontrar a culinária típica da roça, os doces caseiros, o artesanato e a cachaça. Caracterizado como Estância Hidromineral, Paraíba do Sul fica na divisa com o Estado de Minas Gerais. No local, é possível realizar ecoturismo, turismo religioso e histórico.

A cidade da música, como é conhecida São José do Vale do Rio Preto, atrai centenas de turistas anualmente, muitos em busca da natureza e das curiosidades sobre o antigo morador, o famoso Tom Jobim.

Você pode gostar