Por lucas.freitas

Rio - Pelo quarto ano consecutivo, o Sebrae/RJ participa do Festival do Vale do Café apresentando uma seleção de cafés especiais, que serão degustados em 12 fazendas históricas na Região do Vale do Café. Até dia 26 de julho, o público terá a oportunidade de degustar cafés produzidos no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e São Paulo. Os produtores que participam do projeto do Sebrae/RJ na região apresentarão seu produto durante esta programação.

A coordenadora do Sebrae/RJ no Médio Paraíba, Ana Lúcia Lima, explica que a programação acontece nas fazendas . “Antes de cada apresentação cultural, o produtor comenta as peculiaridades de cada produto a ser degustado naquele local, assim como um pouco da sua história e sua trajetória empreendedora”, disse. O visitante poderá inclusive adquirir o produto neste mesmo local ou no Espaço Sebrae Vale do Café, localizado no Centro de Vassouras.

Essa ação do Sebrae/RJ tem o objetivo de incentivar os fazendeiros da região a introduzir o cultivo de pequenas áreas de café em suas propriedades, buscando produzir um café com diferencial que complemente a atividade turística que já desenvolvem. Além disso, poderão surgir na região outras possibilidades de negócios como as cafeterias e seus desdobramentos associadas a outros estabelecimentos na área do turismo.

A programação, que se encerra no dia 26, ainda tem prevista a visita ao Hotel Fazenda Florença e à Fazenda Alliança, representando o Rio de Janeiro, que apresentará o café Monthal. O estado de São Paulo estará presente nas Fazendas Secretário e Mulungu Vermelho, através do café especial Irmãos Morcardini, produzido na região da Alta Mogiana (nos municípios de Cristais Paulista, Jeriquara e Ribeirão Corrente, interior paulista), e o estado da Bahia apresentará o Café Piatã, da Chapada Diamantina.

Também participaram do evento, as Fazendas União, Vista Alegre e São João da Barra, do estado de Minas Gerais, com o café da Condessa; e as Fazendas São João da Prosperidade, São Fernando e Fazenda das Palmas, do Espírito Santo, representadas através da Cooperativa Central Agroindustrial do Espírito Santo (Agrocoop).

Outras informações podem ser obtidas no Sebrae em Volta Redonda – Avenida Paulo de Frontin 463, no Aterrado, pelos telefones 0800 570 0800/ (24) 3346-4323 / 3347-5845 ou ainda pelo email : contatovoltaredonda@sebraerj.com.br.

Você pode gostar