Por rosayne.macedo

Cabo Frio (RJ) - Já duram oito dias as manifestações de artistas e ativistas de Cabo Frio, na Região dos Lagos, para cobrar o repasse de verbas municipais a projetos culturais. Desde o último dia 6, eles acampam em frente à prefeitura da cidade, na Praça Tiradentes, e só pretendem desocupar o espaço quando o benefício for pago.

A manifestação ainda continua nos arredores da prefeitura. Na tarde desta sexta-feira (14), os manifestantes realizaram um ato nas escadarias, colocando mordaças na boca. “Estamos aqui faz quase 10 dias. Não houve diálogo. Não faremos barulho. Faremos silêncio”, dizia um cartaz.

O grupo reivindica o valor de R$ 560 mil que foi doado para 28 ações culturais, por meio do Proedi (Programa Municipal de Editais de Fomento e Divisão Cultural). Uma das contempladas do projeto e precursora do manifesto, Taz Mureb havia planejado começar a produção do seu álbum 'Rap de Água Salgada' com a verba.

A cantora usa sua rede social na internet para convocar os internautas a aderir à causa. Nesta sexta-feira, ela postou um apelo por doações de água, comida e cobertores para os manifestantes que pretendem continuar acampados no local. Eles estenderam esteiras e expõem livros e outros trabalhos artísticos.

Na mesma noite em que iniciou o protesto, guardas municipais tentaram afastar Taz Mureb da entrada da prefeitura. ”Nunca precisei da prefeitura para nada, agora eles abrem o edital, oferecem a verba. Não fui eu que pedi. Ofereceram uma verba prevista por lei, de 560 mil reais para os artistas de Cabo Frio”, declarou, em um vídeo da internet.



Alair Corrêa diz que pagará dia 21

O prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa, declarou em vídeo na sua página pessoal na internet que pretende quitar a divida com os artistas beneficiados até a próxima sexta-feira (21). “Nossas prioridades mesmo são saúde, educação e social, mas nós vamos dar atenção a esse projeto”, declarou o prefeito, ao comentar sobre a crise financeira que atinge o município.

Ele declarou ainda, por escrito: "Comentar o que se não pagamos, só que infelizmente as pessoas poderiam antes de criticar o governo procurar saber porque o mesmo não pagou, mas não pra esses "artistas" o melhor é aparecer ainda que seja fora do palco ou até na calçada da prefeitura".

* Reportagem produzida com a colaboração de estudantes do projeto O Dia /Unigranrio

Confira o vídeo na íntegra:




Você pode gostar