Por rosayne.macedo

Rio - Cerca de três mil pessoas devem participar, até sábado (29), do Costura Rio, feira de negócios para o setor têxtil e de confecções que acontece em Petrópolis.  Inspirado nos moldes de grandes feiras nacionais, como a Feira Internacional de Materiais para a Indústria Têxtil em Blumenau (SC), o Costura Rio chega a sua segunda edição em meio a muita expectativa.

Nos 30 estandes e 840 metros quadrados de feira, além da apresentação de equipamentos, profissionais da área vão compartilhar suas experiências de sucesso com os visitantes da feira em seminários de negócios, palestras, oficinas e workshops, a fim de impulsionar ainda mais as atividades do setor. A estrutura do evento, montada no Hipershopping ABC, em Petrópolis, inclui 30 estandes, que ocupam uma área de 840 metros quadrados.

Em 2013, durante a primeira edição, mais de três mil pessoas visitaram o Costura Rio, que movimentou valor superior a R$ 80 milhões em transações comerciais no decorrer do ano. O evento reúne fornecedores de matéria-prima e equipamentos, prestadores de serviços e profissionais da área de tecnologia para apresentar as novidades do setor e criar um ambiente favorável aos negócios.

“O Costura Rio consolida as fábricas, mantém postos de trabalho e solidifica toda a cadeia do Polo de Moda de Petrópolis, que possui 2.049 empresas e gera mais de 13.400 empregos formais na cadeia da moda”, destaca Ana Carla Torres, chefe da Divisão de Desenvolvimento Setorial do Sistema Firjan.

A abertura oficial aconteceu nesta quarta (26), no Theatro Dom Pedro I, com a palestra de Ronaldo Fraga, considerado um dos principais nomes do mercado brasileiro da moda.  Para um público de 400 pessoas, entre empresários e estudantes do setor de moda, além de representantes das instituições realizadoras do evento, Fraga traçou um paralelo entre a moda e a contemporaneidade, abordou questões relativas aos problemas vivenciados pelo setor em todo o país e apresentou cases de sucesso de diferentes pontos do país.

Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Confecções de Petrópolis (Sindcon) e vice-presidente da Representação Regional da Firjan na Região Serrana, Addison Meneses, a ideia é fazer com que a feira de Petrópolis se torne uma referência no país. “Respiramos confecção. Não temos dúvidas de que esta iniciativa, tornada realidade há dois anos, vai prosperar”, destacou.

Segundo ele, Petrópolis possui o principal polo de modas do Rio e um dos principais do país. "Mais de 25 mil pessoas atuam direta ou indiretamente e temos mais de 600 empresas formais atuando neste setor no município. Não há melhor lugar para uma feira como esta. O Costura Rio passará de uma ideia promissora a um grande evento do setor", disse.

Durante o evento, o Senai promove palestras sobre novas técnicas, tecnologias e gestão de resíduos, além de levar a materioteca do Senai Espaço da Moda – local que concentra os principais mostruários de lançamentos têxteis para o setor.

Segundo o prefeito Rubens Bomtempo, o Costura Rio é uma resposta direta à crise econômica e uma forma de impulsionar novos negócios. “É um evento emblemático, que busca pensar a economia do nosso município de forma sustentável. Ações como essa, que proporcionam o desenvolvimento de pessoas e empresas da cidade, terão sempre o nosso apoio”, afirmou.

A gerente do Sebrae em Petrópolis, Claudia Pacheco, acredita que a feira é fruto do apoio dos empresários que acreditam nas ações e tem participado para consolidação de novos negócios do setor no município. “Este é um setor importante para a geração de empregos e desenvolvimento da cidade. Passamos por um momento favorável e que pode fortalecer nossos polos de moda e auxiliar a geração de negócios”, explicou.

A programação é gratuita e aberta ao público, que pode fazer o credenciamento na hora no 2º piso Hipershopping ABC, no Alto da Serra. Mais informações podem ser obtidas pelo site do evento: www.costurario.com.br.

Você pode gostar