Por rita.costa

Barra do Piraí - Enquanto o país se movimenta para o carnaval, alguns professores e alunos de todo o país se reúnem na VIII Jornada de Foguetes entre os dias 1 e 4 de fevereiro, em Barra do Piraí, no sul do estado do Rio de Janeiro. O evento, organizado pela IX Mostra brasileira de Foguetes (MOBFOG), envolve a participação de 100 estudantes.

Jornada de Foguetes reúne 100 participantes no interior do RioCarlos Pinho

A jornada, que promete apresentar projetos de foguetes feitos com garrafa pet podendo alcançar 300 metros de distância, também inclui palestras de astrônomos e especialistas em astronomia e astronáutica para estimular a criação científica dos futuros cientistas. 

"Participar da Jornada de Foguetes já é um grande prêmio aos alunos e professores, pois significa que os alunos estão entre aqueles que melhor construíram suas bases de lançamentos e seus foguetes em todo o Brasil. Isso tudo os coloca próximos das situações reais que os engenheiros aeroespaciais enfrentam para construírem seus foguetes", explica João Batista Garcia Canalle, coordenador nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). 
Publicidade
Foram inscritas 30 equipes, em um total de 130 participantes, entre alunos e professores. As equipes foram selecionadas a partir da IX MOBFOG, realizada junto com a XVIII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) em maio de 2015. Aberta aos alunos de escolas públicas e particulares, a última edição recebeu 87.734 alunos de 1.967 escolas espalhadas pelo país. Os vencedores serão aqueles que lançarem seus foguetes o mais longe possível usando combustível líquido composto de vinagre e bicarbonato de sódio.  
Você pode gostar