Por thiago.antunes

Rio - Cerca de 16 milhões de jovens entre 15 e 29 anos, em todo o país, serão atendidos pelo programa federal Identidade Jovem (ID Jovem), da Secretaria Nacional de Juventude, que vai possibilitar a essa faixa da população acesso a dois benefícios de grande relevância: a meia-entrada em eventos artístico-culturais, esportivos, de lazer e entretenimento e a reserva de duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto no transporte coletivo interestadual.

O ID Jovem é o documento emitido pelo governo federal que comprova a condição de baixa renda para acesso a esses dois benefícios. O programa é de grande importância porque proporciona a uma parcela da juventude, que pode estar entrando em sua capacidade produtiva mas ainda não tem condições financeiras de prover seu próprio sustento, uma ferramenta de apoio complementar a programas como o da meia-entrada.

O programa será lançado pela Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude, dia 29, no Museu do Amanhã, e beneficiará cerca de 800 mil jovens do nosso estado. O lançamento será também um impulso para a divulgação do programa, inclusive no interior do estado, onde ele é ainda mais fundamental.

Os jovens do interior têm menos acesso a benefícios como um assento gratuito ou a meia-entrada. Alguns têm empregos em outras cidades e até em outros estados, como jovens de Volta Redonda que trabalham em São Paulo, por exemplo. Então, esse programa vai impactar positivamente a vida deles.

E, para falar a linguagem do nosso público-alvo, o cartão ID Jovem pode ser gerado virtualmente pelo aplicativo para smartphones (APP) ou por meio do site www.juventude.gov.br/idjovem. É com grande satisfação que vemos, hoje, jovens acessando os clássicos no Maracanã a partir do programa, que valerá também para o Rock in Rio.

Thiago Pampolha é secretário estadual de Esportes, Lazer e Juventude

Você pode gostar