Por thiago.antunes

Rio - Recentemente, representando o governo do Estado do Rio, tive a honra de participar da abertura da Olimpíada Internacional da Matemática (IMO 2017), evento mais importante do mundo na Matemática. É a primeira vez que o Brasil sediou a competição, que envolve 623 jovens de 112 países.

Não por acaso o Rio de Janeiro foi escolhido para recepcionar essas delegações. Nosso estado já tem tradição no estudo das ciências matemáticas e abriga instituições renomadas, como o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada e a Sociedade Brasileira de Matemática, que inclusive nacionalmente organizam a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

O interesse contínuo e crescente pela área de exatas é visível entre os alunos das escolas da rede estadual, que vêm colecionando prêmios ao longo dos anos. No âmbito da rede estadual, na última edição da OBMEP, por exemplo, nossos jovens conquistaram 39 medalhas. Na competição deste ano, tivemos mais de 400 mil alunos na primeira fase, e pela primeira vez na história as 1.249 escolas do estado se inscreveram.

Estimular a participação nas olimpíadas do conhecimento da matemática como a OBMEP é uma ação importante, mas precisamos avançar ainda mais. Na Secretaria de Educação, temos buscado manter ações importantes, como as salas do projeto Sesi Matemática, equipadas com recursos tecnológicos, e o Projeto Matemática 360°, que, implantados no passado, desenvolveram as habilidades dos estudantes no aprendizado da disciplina.

Um orgulho nacional que é também de solo carioca o pesquisador Artur Ávila, primeiro brasileiro e da América Latina a ganhar em 2014 da União Internacional de Matemáticos a Medalha Fields, o ‘Nobel da Matemática’, que leva o nome do Canadense John Charles Fields, conferido pela primeira vez em 1936 e concedida a cada quatro anos.

E vem mais por aí! O Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Sousa já começou, e os olhos de toda a comunidade científica internacional estão direcionados ao nosso país e para nosso estado. Em 2018, também teremos no Rio de Janeiro a honra de receber o Congresso Internacional de Matemáticos, evento onde a Medalha Fields será concedida e que reunirá os mais renomados pesquisadores em Matemática e áreas afins de todo o planeta.

É momento de aproveitar essa oportunidade única para mostrar ao mundo o potencial dos profissionais e jovens brasileiros. O Rio de Janeiro se orgulha em sediar esse conjunto de ações e eventos se transformando neste Biênio de 2017 a 2018 na ‘Capital Mundial da Matemática’.

Wagner Victer é secretário estadual de Educação

Você pode gostar