André Esteves - Diretor Executivo do Instituto Cyclus - divulgação
André Esteves - Diretor Executivo do Instituto Cyclusdivulgação
Por André Esteves*
A autoliderança é a capacidade de liderar a si mesmo - ir mais longe, fazer algo novo, enfrentar desafios, ver oportunidade no lugar de problema, sair da zona de conforto, experimentar outros caminhos –, é o nível mais básico e essencial da liderança em si. Não se trata de um conceito novo na gestão. Ela volta a ter relevância no contexto da pandemia, e da necessidade de adaptabilidade, associada às novas competências exigidas na retomada.
Na prática, a autoliderança é composta por dois pilares fundamentais: o primeiro é o direcionamento de carreira, que corresponde a saber onde se quer chegar e como estabelecer as metas e objetivos pretendidos; o segundo é a mentalidade protagonista, que é a capacidade de executar o plano e atingir os resultados propostos de forma autoral.
Publicidade
A busca pela autoliderança passa por algumas etapas: autoconhecimento; propósito de vida; visão de futuro, planejamento e autocontrole. O autoconhecimento faz compreender os pontos fortes e fracos, sua forma de agir e pensar, e como tudo isso afeta positiva ou negativamente seus resultados pessoais e profissionais; o propósito de vida estimula você a ser melhor a cada dia e alimenta a motivação necessária para superar as adversidades; a visão de futuro trabalha a projeção de cenários a curto, médio e longo prazos, de modo que você tome decisões com maiores chances de alcançar seus objetivos; o planejamento engloba o plano de execução das ações de forma realista e propõe métricas de acompanhamento de resultados e correção de rumos; e o autocontrole garante a estabilidade emocional, neutralizando os sabotadores, priorizando foco e produtividade, com resiliência e pensamento positivo.
Diversos fatores externos podem influenciar sua trajetória ao longo do percurso, e a autoliderança vai ajudar a desenvolver uma forma protagonista de olhar para novos problemas e desafios e enfrentá-los sem culpa ou perda de tempo.
Publicidade
A autoliderança vem acompanhada ainda de uma série de outros benefícios agregados à sua performance pessoal e profissional, como por exemplo: o aumento da autoestima, da autoconfiança, da facilidade de se comunicar, da habilidade de negociação e da inteligência emocional. Tudo isso, certamente, fará de você uma pessoa mais realizada, comprometida e engajada com o seu próprio sucesso e o de toda a sua equipe. Pense nisso!
*Diretor-Executivo do Instituto Cyclus