Por thiago.antunes

Rio - A programação de julho nos cinemas do Sesc RJ começa hoje, com os filmes do Studio Ghibli, o aclamado estúdio japonês produtor de longas de animação. As sessões são gratuitas e vão até o dia 30 deste mês, em 16 unidades do estado do Rio. Na capital, haverá exibições nas unidades de Copacabana, Engenho de Dentro, Madureira, Ramos e Tijuca. 

Ao todo, serão 107 sessões com cinco longas de animação do Studio Ghibli: ‘Nausicaä do Vale do Vento’ (1984), ‘Meu amigo Totoro’ (1988) e ‘Princesa Mononoke’ (1997), de Hayao Miyazaki; ‘O mundo dos pequeninos’ (2010), de Hiromasa Yonebayashi e ‘O conto da princesa Kaguya’ (2013), de Isao Takahata.

‘Nausicaä do Vale do Vento’ será exibido hoje nas unidades de Engenho de Dentro e Duque de CaxiasDivulgação

‘Nausicaä do Vale do Vento’, que será exibido hoje nas unidades de Engenho de Dentro e Duque de Caxias, conta a história de Nausicaä, a princesa do Vale do Vento. Depois da destruição do mundo por guerra sucessivas, seu país é um dos únicos que sobrevivem em paz. Quando atacado, a princesa precisa defender seu povo.

Debate com cineasta

Após a exibição de ‘Meu amigo Totoro’ e ‘O conto da princesa Kaguya’, haverá debate com Jansen Raveira, cineasta especializado em animação, efeitos e pós-produção. Raveira é formado pela UFF e autor de ‘Como comer um elefante’, curta de animação que recebeu 17 prêmios.

Os encontros serão nas unidades de Copacabana, Ramos, Engenho de Dentro, Tijuca, Nova Iguaçu e São João de Meriti. Em ‘Meu amigo Totoro’, quando a jovem Mei encontra uma passagem no quintal de casa e se perde na floresta, só Totoro pode ajudá-la a encontrar o caminho de volta para casa. O filme será exibido no domingo, no Sesc Teresópolis.

‘O conto da princesa Kaguya’ tem primeira exibição na terça-feira, no Sesc Tijuca. A animação é baseada no conto popular japonês ‘O corte do bambu’. Quando o bebê encontrado dentro de um tronco se torna uma bela jovem, desperta a cobiça de cinco nobres. Entre eles, o Imperador. A programação completa pode ser encontrada no site www.sescrio.org.br/

Você pode gostar