Por tiago.frederico
Moradores de rua ocupam a Praça da Cruz Vermelha%2C no Centro do RioEstefan Radovicz / Agência O Dia

Rio - Dois importantes espaços públicos do Rio vão ganhar nova roupagem até as Olimpíadas: as praças da Cruz Vermelha, no Centro, e Paris, na Glória. A revitalização faz parte do Comitê Praças Inteligentes. O objetivo principal é humanizar as áreas de lazer, equipando-as com tecnologia e recursos, através da cooperação entre os poderes público e privado. Prevê a recuperação de todas as praças importantes do município nos próximos anos.

O projeto é resultante de um convênio entre a Secretaria Municipal de Conservação, a Secretaria de Ciência e Tecnologia e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RJ). “Uma cidade cada vez mais inteligente cria espaços inteligentes e de integração social”, comenta Paulo Duarte, presidente do comitê e diretor-executivo da PD7 Technologies, que criou o projeto em parceria com o engenheiro eletricista Júlio Ribeiro.

O projeto Praças Inteligentes dará a possibilidade de uma pessoa acessar a internet do notebook, tablet ou celular, através de uma rede sem fio. O paisagismo e a vegetação valorizarão a história do bairro. A praça terá água potável, sistema de som e coleta seletiva de lixo. A ideia é manter carros da polícia e a instalação de câmeras, que serão monitoradas pelo Centro de Controle da Prefeitura.

ENERGIA SOLAR
Publicidade
De acordo com os idealizadores, a iluminação será toda em led, com alimentação fotovoltaica (sistema que converte a radiação solar em energia elétrica). Uma das grandes novidades será a instalação de telas digitais, por onde serão transmitidos jogos de futebol e filmes. “Temos como objetivo despertar o setor privado e liberar o setor público para outros investimentos”, argumenta Paulo Duarte. A intenção é que uma empresa assuma uma praça por um ano, mas subordinadas às duas secretarias que integram o comitê.
Parceria para reintegração de mendigos
Publicidade
A revitalização dos espaços públicos vem ganhando força. No Rio, diversas praças e parques foram repaginados e chamam atenção pela beleza e opções de lazer. O Parque Madureira, o Porto Maravilha e a Praça Tiradentes são exemplos.
“A ideia é oferecer acesso às novas tecnologias, mais atratividade, conectividade e inclusão digital, além de outras formas de lazer”, explica Duarte.
Publicidade
Segundo Duarte, a ideia é oferecer oportunidade nas empresas que assumirão as praças. “Faremos parcerias com igrejas e instituições que possam auxiliar na reintegração.”
A Praça da Cruz Vermelha, tem aspecto de abandono. “A praça cheira a fezes e urina. Há briga de mendigos e trombadinhas”, lamenta Maria de Nazareth Linhares, 67 anos, que mora em prédio em frente. “Tenho medo até de passar perto”, desabafa Jeferson da Silva, 48, vizinho dela.
Você pode gostar