Por tiago.frederico
Rio - Os policiais que atuam no Centro da cidade tiveram muito trabalho no início da tarde de ontem, após a passagem do Bloco das Poderosas, comandado pela cantora Anitta. Na Gomes Freire, na Lapa, foliões lotaram a 5ª DP para prestar queixa de roubos ocorridos durante o bloco.
Embora a PM tenha divulgado que o bloco desfilou de forma tranquila, sem ocorrências policiais, a reportagem flagrou grande movimentação de vítimas dentro da delegacia. Um grupo de jovens tentava recuperar os celulares perdidos.
Publicidade

"Me furtaram no meio do bloco e perdi o aparelho que ainda estou pagando. É bem chato. Sou trabalhador. Vou ficar no prejuízo. Era melhor não ter saído de casa”, lamentou uma das vítimas.

Enquanto esteve no local, a equipe do DIA também flagrou suspeitos sendo levados por policiais à delegacia. A PM, no entanto, não confirmou se eles haviam agido no Bloco das Poderosas.

De fantasia na 5ª DP%3A vítimas de furtos durante o Bloco da Poderosas fizeram fila ontem na DelegaciaEstefan Radovicz / Agência O Dia

NÃO AGUENTO MAIS

Durante a manhã, os envolvidos em uma briga entre integrantes do bloco Não Aguento Mais Fanfarra e a Guarda Municipal (GM), na Praça Mauá, prestaram depoimento na mesma 5ª DP. De acordo com testemunhas, no momento da confusão, na noite de sexta-feira, a GM chegou e dispersou a multidão, porém alguns foliões permaneceram cantando. Integrantes do bloco começaram a discutir com a GM e uma confusão generalizada tomou a praça.

Segundo a delegacia, os membros do bloco acusaram a Guarda de truculência. Eles também divulgaram imagens de ferimentos causados por agressões nas redes sociais. Em nota, a GM disse que “o tumulto ocorreu após um grupo tentar depredar a praça enquanto guardas tentaram impedir”.
Publicidade
Cantora criticou brigõesEstefan Radovicz / Agência O Dia

Anitta anima multidão no Centro

A cantora Anitta atraiu milhares de foliões para o Bloco das Poderosas, no Centro do Rio. Em sua estreia no Carnaval carioca, a funkeira começou a folia às 9 horas, com a chegada do trio elétrico na Rua Primeiro de Março. Durante o trajeto, ela cantou seus sucessos, além de outros ritmos. Segundo a Riotur, 180 mil pessoas acompanharam o bloco até a Avenida Antônio Carlos.

Publicidade
A funkeira animou o público com a companhia de outros famosos no trio. Monique Alfradique e Klebber Toledo foram os musos. Nego do Borel dividiu o microfone com a estrela principal durante o percurso.
Do alto do trio, Anitta mostrou preocupação com brigas entre os foliões. “Pessoal, aqui é para curtir, dançar, brincar e beijar na boca. Vamos nos divertir! Se veio até aqui para brigar, pode ir embora, não é bem-vindo!”. Mesmo assim, ocorreram alguns casos pontuais de confusão.
Publicidade
A foliã Andressa Oliveira, 22 anos, foi acompanhada dos amigos curtir o Carnaval. A escolha da fantasia de Mulher Maravilha, de acordo com ela, foi para combinar com o bloco. “Somos todas poderosas, como diz a Anitta”, brincou.
O bloco, entretanto, só saiu às ruas depois de uma disputa com prefeitura, que tinha negado a autorização alegando falta de logística. Mas o vereador Marcelo Arar (PT) cedeu o horário e o bloco dele, que desfilaria ontem, para a funkeira.
Publicidade
Dezoito blocos desfilam hoje. Conheça alguns deles:
CENTRO
Monobloco promete grande público às 9h, na Rua Primeiro de Março.
Publicidade
SANTA TEREZA
Bonde da Folia desfila às 12h, na Rua Fonseca Guimarães.
RIO COMPRIDO
O Papudinho sai às 14h, na Praça Paulo de Frontin.
Publicidade
JARDIM BOTÂNICO
FoFoqueiros de Plantão começa às 10h, na rua principal do bairro.
IPANEMA
O Barangal desfila meio-dia, no posto 9.
Publicidade
TIJUCA
Arlequins do Rio sai às 16h, na Praça Xavier de Brito. A lista completa pode ser acessada no site da RioTur.