Rio - O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, é a mais nova baixa do PT fluminense. Ele anunciou nesta terça-feira a saída do partido e a filiação ao Partido Verde (PV), sigla do seu atual vice-prefeito, o velejador e engenheiro Axel Grael.
“Essa decisão reflete uma análise sincera sobre a política e escuta de Niterói,através de seus líderes comunitários,empresariais e cidadãos. O PV e um partido político com menos recursos do que os partidos tradicionais,mas tem muita potência pela agenda que propõe e representa”, justificou Rodrigo Neves, em seu Twitter.
Aos 39 anos, o prefeito começou a carreira política no movimento estudantil e, pelo PT, onde sempre militou, foi eleito em 1998 o vereador mais jovem de Niterói. A saída do partido, no entanto, foi amigável. Candidato à reeleição em outubro, Rodrigo deve contar, inclusive com o apoio do PT.
“A saída foi, inclusive, acordada com o presidente do diretório municipal Carlos Neto, para que não houvesse também uma debandada dos vereadores petistas, que tinham até sexta-feira passada para se desfiliarem para poder disputar a eleição por outra sigla”, disse um petista ligado a Neves.
A intenção de Rodrigo e do PV de Niterói é oferecer a vaga de vice-prefeito em sua chapa ao deputado estadual Felipe Peixoto (PDT), a quem derrotou no segundo turno das últimas eleições municipais. Flávio Serafini (Psol) e Antonio Rayol (PSDB) também devem disputar a eleição.