Por adriano.araujo

Rio - Cinco suspeitos de ligação com o tráfico de drogas na Favela de Acari, na Zona Norte do Rio, foram mortos em operação da Polícia Federal (PF) realizada na manhã desta segunda-feira, com o apoio da Coordenadoria de Recurso Especiais (Core), da Polícia Civil. Os agentes foram à comunidade para cumprir mandado de prisão de um homem de 51 anos, conhecido pelas iniciais L.C.M., condenado a oito anos de prisão por tráfico de drogas, em 2012, pela 2ª Vara Federal Criminal. O acusado, no entanto, não foi localizado.

Três suspeitos foram detidos e levados para a 39ª DP (Pavuna). Houve apreensão de drogas e armas. Cerca de 30 agentes da PF e da Core chegaram à comunidade por volta das 6h e teriam sido recebido a tiros. Segundo policiais, um traficante com fuzil teria aberto fogo contra o blindado de Polícia Civil e houve intenso tiroteio.

Quatro homens foram mortos na hora e o quinto ainda tentou fugir, mas acabou morto numa casa. A residência do foragido da Justiça foi localizada, mas a prisão não foi efetuada. O delegado da Core, Fabrício de Oliveira, explicou o motivo de a polícia disparar contra os três. “Houve reação porque fomos violentamente atacados a tiros. Mas não conseguimos prender o traficante e os outros suspeitos conseguiram fugir”, disse.

Operação da Polícia Federal com apoio das policias Civil e Militar deixou cinco mortos em AcariWhatsApp O DIA (98762-8248)

Parentes dos suspeitos presos e mortos foram à porta da delegacia, mas não quiseram comentar o ocorrido. Um senhor aparentando 60 anos, que não quis se identificar, disse que estava lá por causa do neto. Ele comentou que o rapaz, além de menor de idade, não tem ligações com o tráfico.

Em nota, a Anistia Internacional lembrou que Acari possui um histórico de violência policial descrito em 2015 no relatório ‘Você matou meu filho: homicídios cometidos pela Polícia Militar na cidade do Rio’ e exigiu apuração das mortes e quer que as autoridades investiguem de forma ampla, imparcial e independente. “A Anistia vê com preocupação a tendência de aumento de mortes em operações. Em 2014, ano da Copa do Mundo, houve um aumento de 40%. Com a Olimpíada se aproximando, só nestes primeiros quatro meses de 2016, já há um novo aumento”, disse Renata Neder, assessora da Anistia, em áudio (via Whatsapp) .

Por conta da ação, 768 alunos da rede municipal ficaram sem aulas em Acari durante a manhã desta segunda-feira. Ao todo uma escola, três creches e um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) ficaram fechados.

Os detidos são Jorge Luiz da Cunha Faria, de 21 anos, Leonardo Silva de Paula, 29, com passagem por tráfico de drogas, e um terceiro homem, cujo nome não foi divulgado. Os mortos também não tiveram suas identidades reveladas pelo IML.

?Reportagem de Marlos Bittencourt

Você pode gostar