Por tiago.frederico

Rio - Equipados com tecnologia avançada, como Óculos de Visão Noturna (OVN), cerca de 400 militares vão atuar em 47 aeronaves do Exército Brasileiro para fazer a segurança durante os Jogos Olímpicos. As aeronaves terão sistema olho de águia, sensores infravermelho de alta resolução e câmera de vídeo colorida. Toda a cidade será sobrevoada, principalmente as regiões de Deodoro, Barra da Tijuca, Copacabana e Maracanã.

Desde o dia 28 de março, o 1º e 2º Batalhão de Aviação do Exército estão fazendo a Operação Pão de Açúcar, que tem como objetivo orientar e treinar a tripulação que realizará este trabalho nos Jogos. Segundo o tenente coronel Sazdjian, comandante do 1º Batalhão, a atividade já é uma rotina e acontece anualmente em diversos lugares no território nacional.

“Os militares da aviação treinam diversas manobras de emprego geral, comando e controle, bem como o reconhecimento de pontos estratégicos da cidade”, disse. “Com a nossa preparação, visualizamos estar sempre um passo à frente de qualquer ameaça que venha a pôr em risco a segurança do povo brasileiro e agora dos Jogos Olímpicos”, completou ele.

Na operação, que termina amanhã, 14 aeronaves são utilizadas e mais de 160 militares já participaram das atividades, com o apoio da Base Aérea dos Afonsos. As cidades sedes das competições de futebol também serão atendidas.

Você pode gostar