Por tiago.frederico

Rio - A SuperVia estuda fechar o ramal Belford Roxo temporariamente. Em nota divulgada nesta sexta-feira, a concessionária afirmou que o motivo para tal decisão parte da insegurança no Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, região que, "frequentemente, tem motivado operações policiais que colocam em risco a integridade física e até mesmo a vida de passageiros e funcionários da empresa".?? Hoje mesmo, uma guerra entre policiais e traficantes ocorre naquelas imediações.

A troca de tiros começou no início da manhã, por volta das 5h30, quando a circulação de trens do ramal foi parcialmente interrompida. As composições trafegaram apenas entre Del Castilho e o município da Baixada Fluminense, já que as partidas na Central do Brasil, Centro, foram suspensas. Mais tarde, às 9h40, quando a circulação já havia sido normalizada, por conta de novo tiroteio, a concessionária interrompeu mais uma vez o tráfego de trens de forma parcial no ramal Belford Roxo. Nesta tarde, não há partidas na Central do Brasil para o município.

No primeiro período em que a operação do ramal ficou parcialmente suspensa, segundo a SuperVia, foram canceladas 12 viagens, o que afetou o transporte de cerca de 12 mil passageiros. A concessionária disse, em nota, que informou seus usuários sobre a situação na região através do sistema de áudio dos trens e das estações, além dos canais digitas.

Ainda em comunicado, a SuperVia  afirmou que as interrupções têm sobrecarregado a linha Honório Gurgel - Deodoro, uma opção utilizada por quem deseja seguir para a Central do Brasil, já que é possível continuar a viagem nesta estação até a Central, em trens dos ramais Santa Cruz, Japeri e Deodoro.

Os tiroteios no Jacarezinho acarretaram constantes alterações no ramal nos últimos meses. Foram sete em três semanas e 11 em três meses, segundo a SuperVia.

Operação durante o feriadão

Em nota, a Polícia Militar disse que durante o feriado prolongado de Tiradentes, policiais dos batalhões de Operações Especiais (Bope), de Ações com Cães (BAC) e de Polícia de Choque (BPChq) estão atuando na região do Jacarezinho. O obejtivo, segundo a corporação, é estabilizar a região e reprimir o tráfico. Hoje, a ação ocorre ainda, além do Jacarezinho, na comunidade Bandeira 2 e seu entorno.

A PM ainda não divgulou balanço da ação, no entanto, segundo as informações, um dos chefes do tráfico de drogas no Jacarezinho teria sido preso. O homem seria acusado de ordenar ataques às Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) instaladas na comunidade. Em represália à prisão, traficantes armados com fuzis teriam feito um verdadeiro arrastão, em plena luz do dia, em frente à Cidade da Polícia.

O chefe do tráfico estaria sendo levado para a 25ª DP (Engenho Novo) e a segurança teria sido reforçada na região com o objetivo de impedir qualquer tentativa de resgate do criminoso. A Polícia Civil ainda não confirmou a prisão.

Você pode gostar