Por adriano.araujo

Rio - Junte escritores reconhecidos internacionalmente, some atrações periféricas, acrescente alunos da rede pública afoitos por conhecimento, leve tudo para o alto de uma favela, pronto: você terá a festa literária do ano! Não, esse título não é a coluna que está dando, mas sim a The London Book Fair, uma das mais importantes do meio, realizada na Inglaterra, e que referiu-se assim à Festa Literária das Periferias, Flupp, que realizou sua quarta edição em novembro, no Chapéu Mangueira e Babilônia. Julio Ludemir - idealizador da festa, junto com Ecio Salles - recebeu o prêmio, entregue no dia 12. “Não é só um reconhecimento internacional, é algo próximo de um ‘Oscar de um mercado editorial’”, conta Julio. Durante o ano, serão 25 encontros da Flupp Pensa, além de 25 da Flupp, que será realizada na Cidade de Deus, no fim do ano.

A FLUPP VEM AÍ 1

A Flupp 2016 será apenas no fim do ano, mas a programação já está começando. Dessa vez, a festa, que está em sua quinta edição, desembarcará na Cidade de Deus. O homenageado será o escritor Caio Fernando Abreu. Além de dedicar algumas mesas para discutir suas obras, a Flupp vai divulgar seus livros nas escolas públicas de ensino médio, através de um game.

Julio Ludemir e Ecio Sales na última edição da Flupp%2C em 2015Márcio Mercante / Arquivo / Agência O Dia

A FLUPP VEM AÍ 2

No próximo sábado começa a Flupp Pensa. Serão 25 encontros com escritores nacionais e internacionais. Uma banca orientará os autores iniciantes, até que possam ser publicados. Três livros serão lançados até o fim do ano. Um de narrativas curtas, um de poemas e um (grande novidade do ano) de quadrinhos. Inscrições até sexta, pelo site: flupp.net.br.

FACEKOMBI NO COMPLEXO DO ALEMÃO

O Facebook continua com a sua ‘Maratona de Empreendedorismo’, que capacita empresários das comunidades cariocas. Na terça, a Facekombi - central de treinamento da rede social instalada em uma kombi - vai estacionar no Complexo do Alemão, na Quadra da Vila Olímpica Carlos Castilho, na Grota, a partir das 10h. Os moradores poderão contar com palestras e atendimento individual para os empreendedores.

FAVELA CRIATIVA

Onde foi parar o prêmio do Edital Favela Criativa, da Secretaria de Estado de Cultura? Ninguém sabe, ninguém viu. O certo é que não foi parar nas mãos dos 102 comtemplados com prêmios de até R$ 100 mil, que esperam há quase dois anos para tocarem suas iniciativas. Procurada pela coluna, a secretaria não se pronunciou até o fechamento desta edição.

Filme sobre ‘Os Descolados’%2C do Fumacê%2C será lançado amanhãPaulo Araújo / Arquivo / Agência O Dia

A MANHA DESCOLADA

O filme ‘Na manha’ sobre as trajetórias de Fernando Espanhol, Anderson Kipula e Felipe Salsa, do grupo Descolados, será lançado amanhã. O curta, revela de forma irreverente o estilo de vida de quem consegue tudo na manha. A entrada é franca, às 16h, no Fumacê. Além do filme, o evento terá roda de samba, bate-papo, DJs e desfile, tudo muito descolado, claro.

ESTÁ ABERTA A SELEÇÃO DE PROJETOS para a Incubadora Cultural, projeto do Governo Federal. Os selecionados, poderão aperfeiçoar suas propostas com a ajuda de especialistas. O juri escolherá 120 projetos inovadores de todo o país. Informações: incubadoraculturalcursos.com.br.

AGENDA

?BLACK SANTA 

A festa black mais famosa do Rio subirá o vizinho Salgueiro hoje, às 23h. No repertório está MC P, DJ Tammy, Negueth, LOA, Flávia Xexeu, sob apresentação de Tekinho G-Rap.

ROLÉ CARIOCA NA CHÁCARA

Amanhã, a Prefeitura do Rio lança o Rolé Carioca. No roteiro está Santa Teresa, suas ruas e história, incluindo a favela Chácara do Céu. Saída às 9h, no Largo do Curvelo. Grátis.

CINE PROVIDÊNCIA

O Complexo da Providência recebe hoje a ‘1ª Mostra Ogum e São Jorge’, com curtas sobre o Santo Guerreiro. Às 15h, no Largo de São Francisco da Prainha 04. Entrada gratuita.

TRANSFORMA MANGUINHOS

Hoje, Manguinhos receberá a segunda intervenção do Projeto Transforma Manguinhos, que dará oficina de grafite para moradores do Amorim, a partir das 10h. No dia 7 de maio, o projeto vai para o Mandela.

Você pode gostar