Por tiago.frederico

Rio - Policiais da 105ª DP (Petrópolis) prenderam nesta terça-feira Donato Brandão Costa, 45 anos. Fundador da seita Mundial, o homem mutilou seguidores de sua religião na década de 90 no Maranhão, no Nordeste do país.

Condenado a 37 anos de prisão por lesão corporal de natureza gravíssima, dentre outros crimes, ele foi beneficiado com o regime semiaberto em 2009, após ter cumprido pouco mais de dez anos. Contudo, a Vara de Execuções Penais fluminense ordenou regressão da pena para o regime prisional e exepdiu um mandado de prisão que foi cumprido ontem à noite.

Conhecido como Pai Donato, ele foi preso na sala de aula de uma faculdade do município da Região Serrana. De acordo com as informações, o homem cursava Direito e morava na cidade com aproximadamente 15 pessoas, quase todos maranhenses e seguidores de sua fé.

Os crimes cometidos por Donato aconteceram em São Luís (MA), em 1994, quando, conforme constam nos autos de seu processo, ele constrangeu três meninos a praticarem atos libidinosos, mediante grave ameaça. Ainda de acordo com o processo, o acusado chegou a formar uma espécie de centro comunitário e usava a suposta função de guia espiritual para ter domínio sobre os freqüentadores do local.

Você pode gostar