Por karilayn.areias

Rio - A Rede Globo está sendo processada por usar um boneco black power como esponja no 'Big Brother Brasil 16'. A ação movida pelo Ministério Público Federal (MPF) visa reparar danos morais e retratação à população negra. 

LEIA MAIS: Participante do BBB veta uso de esponja 'black power' no reality

Após usar boneco negro como esponja de louças, Globo é investigada pelo MPF

Esponja da nova edição do BBB 16 gera polêmica e veto de participanteReprodução Vídeo

O boneco só não chegou a ser usado na 16ª edição do BBB porque Ronan, que é negro, se sentiu ofendido e não deixou. "Ele (Ronan) identificou de pronto a inadequação do objeto e retirou o boneco da pia, passando a utilizá-lo como um simulacro de microfone”, relatam os procuradores da República Renato Machado e Ana Padilha Oliveira, autores da ação.

Entretanto, o boneco também foi utilizado no programa "Mais Você", no mesmo dia de estreia do "BBB16",  o que gerou repudio dos internautas. Mesmo assim, a emissora manteve o objeto no cenário do reality. 

“A representação do cabelo Black Power como esponja de pia faz uma clara alusão ao estereótipo racista do 'cabelo para ariar panela' ou 'cabelo Bombril', servindo apenas para reforçar o preconceito, ainda intrínseco a muitos setores da sociedade, desde a abolição da escravatura'”, argumentam os procuradores.

O cabelo estilo Black Power passou a ser utilizado pelos movimentos sociais antirracistas como instrumento político de afirmação estética e autoestima negras em oposição ao padrão caucasiano de beleza imposto pela sociedade. A conscientização que fomentou a luta por direitos civis igualitários estimulou também o orgulho da população negra sobre suas raízes africanas.

Além da reparação dos danos morais coletivos, o MPF quer ainda a veiculação, durante a exibição do programa Mais Você, bem como durante o horário nobre em que era exibido o "BBB16", de uma retratação pela emissora à população negra pela utilização do boneco-esponja.

Você pode gostar