Por clarissa.sardenberg

Rio - O fogo olímpico, que no dia 5 de agosto dará início aos Jogos no Maracanã, passou ontem, pela primeira vez, por terras fluminenses. Moradores de Itaperuna e Bom Jesus do Itabapoana, no Noroeste do estado, puderam ver a passagem da tocha, que veio de cidades mineiras (Bicas, Leopoldina e Muriaé) antes de seguir para Cachoeira do Itapemirim, no Espírito Santo, onde passaria a noite.

Cerca de 5 mil pessoas pararam em Bom Jesus para ver o tour da tochaMarcos de Paula / Divulgação

“Meu coração está batendo, todo mundo gosta de mim e eu gosto de todo mundo”, disse, emocionada, Jéssika Kamp, portadora de Síndrome de Down, que abriu o revezamento da pira olímpica em Itaperuna. Uma multidão parou a cidade para assistir à cerimônia. Foi decretado feriado municipal.

Ewerton Martins Dias, policial militar e professor de judô, foi inscrito para carregar o símbolo dos Jogos pela filha, mulher e alunos . “A emoção foi tão grande que a gente fica sem saber o que está acontecendo. Foi muito emocionante ver meus alunos e minha família”, disse. O revezamento passou pela Avenida Cardoso Moreira, a principal da cidade, e terminou na Concha Acústica, de onde seguiu para Bom Jesus do Itabapoana, a 35 quilômetros.

Na cidade, foram 3,5 quilômetros de trajeto em que a tocha passou pelas mãos de oito pessoas. A estimativa da PM é de que 5 mil moradores tenham acompanhado o roteiro da tocha no município. O público assistiu o professor de Educação Física Márcio da Silva — famoso na região por dar aulas gratuitas e desenvolver projetos na rede pública — beijar a tocha em frente à Igreja de Bom Jesus, onde o trajeto chegou ao fim e uma chuva de papel picado celebrou a ocasião.

Além de Cachoeiro de Itapemirim, as próximas paradas da tocha também são no Espírito Santo: Guarapari, Vila Velha e Vitória. O fogo olímpico volta ao Estado do Rio no dia 27 de julho, chegando a Paraty e Angra dos Reis. No dia 28, depois de breve passagem por São Paulo, o símbolo dos Jogos volta para Barra Mansa, e segue no estado até a cerimônia de abertura da Rio-2016, no Maracanã.

Você pode gostar