Por tiago.frederico

Rio - Atendendo a uma decisão judicial, a prefeitura retira nesta quinta-feira 31 cavalos de Paquetá, dando fim à tração animal na ilha. Em abril, após várias reuniões com os charreteiros, o secretário de Coordenação de Governo, Pedro Paulo, e representantes da secretaria de Promoção e Defesa dos Animais (SEPDA) definiram o fim do serviço de charretes no local.

LEIA MAIS:

Comissão da OAB anuncia retirada de charretes em Paquetá

Está em vigor lei que proíbe o uso de cavalos e jumentos para transporte de cargas

A ação será acompanhada pelo Ministério Público e pela Delegacia de Proteção aos Animais. Os animais serão encaminhados para o Centro de Proteção Animal Fazenda Modelo, situado em Guaratiba, na Zona Oeste da cidade, onde serão examinados por veterinários e passarão por avaliação, tratamentos e cuidados específicos. Todos os 31 animais vão receber microchips de identificação. E os que já foram adotados serão encaminhados aos locais de destino.

Proíbido uso de cavalos e jumentos para transporte de cargas

A lei que proíbe o uso de cavalos e jumentos para transporte de cargas, como materiais de construção e mudanças em carroças e charretes no Rio, foi sancionada em janeiro pelo governador Luiz Fernando Pezão. A exceção fica somente para os animais utilizados nas áreas rurais e turísticas do estado, onde são necessários como meio de locomoção e sustento.

Quem for pego em flagrante descumprindo a medida poderá ser indiciado e penalizado de acordo com as leis vigentes relacionada a maus tratos. O bicho ainda será recolhido e levado à Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa).

Você pode gostar