Por gabriela.mattos
Em São Gonçalo%2C tapetes serão montados com 50 toneladas de salAgência O Dia

Rio - Na contagem regressiva para o feriado nacional de Corpus Christi — que celebra a Eucaristia — paróquias da capital, do Grande Rio e do interior se preparam para receber fiéis locais e turistas. Uma tradição da data é a confecção de tapetes de sal. Na Catedral Metropolitana, ele será feito por jovens a partir das 5h desta quinta-feira, com materiais que não degradam o meio ambiente, e se estenderá do altar até a entrada da igreja, sem interditar o trânsito da Avenida Chile.

Na Paróquia dos Sagrados Corações, na Tijuca, o tapete é feito de modo diferente. O sal e os alimentos não perecíveis dão lugar a itens como fita, renda, papéis, feltro e tecido, que formam 27 painéis artesanais, em formato de T, com 26 x 11 metros cada. Naquele local, a atividade começou a ser feita em 2009, com o intuito de promover a união entre as cerca de 20 pastorais que compõem a paróquia. Cada uma delas conta com nove ou dez membros e fica responsável por um painel. “Queremos que os grupos pastorais interajam”, explica a organizadora, Sandra Santos. Entregues semana passada, os painéis, que sempre são reaproveitados após a celebração, começam a ser montados hoje, às 19h.

Em São Gonçalo, a confecção dos tapetes, realizada há 21 anos e considerada, desde 2005, Patrimônio Público Cultural e Religioso da cidade, pretende levar 30 mil pessoas às ruas. Ao todo, 27 paróquias vão abordar, nos desenhos, 15 temas voltados para trabalhos sociais desenvolvidos pela Igreja Católica, já que em 2016 é celebrado o ‘Ano da Misericórdia’. Serão 50 toneladas de sal, 200 sacos de 100 litros de serragem, borra de café, pedrarias e tintas corantes, formando uma extensão de 1,5 km com 230 tapetes.

No Rio, o cardeal Orani João Tempesta celebra missas às 10h, no Santuário da Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento na Igreja de Sant’Ana. Às 15h, na Igreja da Candelária, Dom Orani preside o Ofício de Vésperas, e às 16h segue enprocissão até a Catedral de São Sebastião, onde ele celebra missão, encerrando as atividades.

Pelo Estado

São Gonçalo

Cerca de 100 tapetes de sal serão montados na Avenida 22 de Maio, no sentido Manilha, no Centro, das 6h às 18h. Ao todo, 200 pessoas além de voluntários das quatro paróquias do município estarão envolvidos na organização. É estimado um público de 5 mil pessoas.

Arraial do Cabo

Para a confecção dos tapetes coloridos, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Arraial do Cabo, vai usar, além de alimentos não perecíveis e materiais recicláveis, cobertores e roupas que serão doados para a comunidade carente do município. O trabalho de preparação do trajeto da procissão começa hoje, a partir das 13h.

Cabo Frio

A Paróquia de Nossa Senhora da Assunção está recebendo inscrições de escolas, associações, comerciantes e movimentos pastorais para a confecção dos tapetes de sal. A confecção está programada para amanhã, a partir das 7h.

Maricá

Este ano a data será comemorada junto ao aniversário de 202 anos de emancipação político-administrativa da cidade. A programação começa às 7h com a Santa Missa. Às 8h, os fiéis das quatro paróquias confeccionarão os tapetes nas imediações da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo. A Santa Missa Solene será realizada às 16h, seguida da tradicional procissão que percorre ruas do Centro. Ao final, haverá show com a Banda Frutos de Medjugorje.

Casimiro de Abreu

Durante o feriadão, o distrito de Barra de São João receberá o Food Truck Festival, de amanhã até domingo, na Beira-Rio. O evento, que tem entrada franca, começa às 13 horas.

Reportagem do estagiário Caio Sartori

Você pode gostar