Por gabriela.mattos

Rio - A Polícia Civil identificou, na noite desta segunda-feira, o sétimo suspeito de participar de estupro coletivo contra uma adolescente, de 16 anos, em Praça Seca, na Zona Oeste do Rio. No entanto, os agentes ainda não revelaram a identidade do rapaz.  Ele foi descrito pela vítima por possuir uma tatuagem em um dos braços. Um jovem com essa descrição foi localizado e interrogado pela polícia, e uma foto da tatuagem será levada para a menor para reconhecimento. Caso ele seja reconhecido, também terá seu pedido de prisão preventiva feito.

Ao contrário dos acenos e sorrisos para as câmeras distribuídos na sexta-feira, Raí de Sousa, 22 anos, entrou de cabeça baixa e algemado na Cidade da Polícia, na tarde de ontem. O jovem foi o primeiro a ser preso (se entregou) no caso do estupro coletivo da jovem de 16 anos e admite ser o autor das imagens que mostra a adolescente nua e desacordada. O jogador Lucas Perdomo Duarte Santos, 20 anos, também foi preso.

Amparada por algumas pessoas%2C a vítima (com a cabeça coberta por casaco rosa) entrou para programa de proteção da Secretaria de Direitos HumanosSandro Vox / Agência O Dia

A prisão ocorreu no mesmo dia em que a delegada responsável pelo caso, Cristiana Bueno, titular da Delegacia da Criança e Adolescente Vítima, afirmou categoricamente que houve o crime de violência sexual.

“Na minha convicção houve estupro. O vídeo mostra o rapaz manipulando a menina enquanto ela está desacordada. O estupro está provado. O que eu quero provar agora é a extensão desse estupro, quem e quantas pessoas o praticaram, uma, dez, ou 33”, disse. 

A delegada pediu a prisão preventiva de Raí e mais cinco homens pelo caso. Até o início da noite, Lucas, havia sido preso. Segundo a jovem, Lucas era seu ficante e, na noite do crime, estava na sua companhia. A polícia, no entanto, ainda não conseguiu provar a presença do jogador no quarto apelidado de ‘abatedouro’ pelos suspeitos, pois o local serveria para relações sexuais.

LEIA MAIS

Polícia prende dois suspeitos de participar de estupro coletivo

?Jovem vítima de estupro coletivo pode deixar o estado por conta de ameaças

?Polícia Civil faz operação para prender envolvidos em caso de estupro coletivo

Entre os foragidos está Raphael Belo, 41 anos, que aparece no vídeo fazendo uma selfie, com a vítima ao fundo; além de Michel Brasil e Marcelo Correa — esses dois últimos pela divulgação do vídeo na internet, mas também considerados partícipes do crime, de acordo com o Estatuto da Criança e Adolescente.

O quarto foragido é Sérgio Luiz da Silva Júnior, o Da Russa, chefe do tráfico no Morro do Barão, onde fica a casa onde a menina foi violentada. Em depoimento filmado, a jovem diz que encontrou Da Russa assim que saiu da casa, após acordar e conseguir ver vários homens armados em sua volta.

Por causa de seu depoimento, a adolescente começou a sofrer ameaças de morte e foi inserida no Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte do governo federal e saiu do Rio na noite de ontem.O governo federal deve anunciar, esta semana, medidas de proteção à mulher.

Protesto suspeito contra a vítima

Em protesto na Praça Seca, cerca de 30 pessoas empunharam cartazes com os dizeres “Estupro ou orgia?” e “Não houve estupro” ontem, à tarde. A Inteligência da Polícia Militar afirmou que recebeu informes de que a manifestação foi incentivada por traficantes do Morro do Barão.

Parentes dos presos também estiveram na Cidade da Polícia, local onde os dois detidos passaram a noite. “Meu primo não é estuprador. Que vítima voltaria atrás de um celular?”, disse Fernanda Taborda, 25 anos, prima de Raí de Sousa, em relação ao fato da vítima ter procurado o traficante Da Russa para reaver seu aparelho furtado no crime.

Alguns parentes de Raí defendiam a volta do delegado Alessandro Thiers, retirado do caso após “evidente clima de desgaste e estresse”, de acordo com o chefe de Polícia, Fernando Veloso. Segundo mensagens divulgadas pelo jornal Extra, Thiers escreveu que não acreditava na versão da jovem. O delegado, no entanto, negou a autoria dos textos a Veloso.

Dornelles defende pena de morte para estupradores

“Se dependesse de mim, ele seria punido com a pena de morte”, afirmou ontem o governador em exercício do Rio de Janeiro, Francisco Dornelles, sobre o crime.

O governador afirmou que esteve com o chefe da Polícia Civil, delegado Fernando Veloso, e fez um pedido: “a punição mais violenta possível contra essas pessoas que desonraram o Estado do Rio”, disse. 

Já o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, pediu ao presidente em exercício mudança na lei. “Esse ano reiterei com o presidente Michel Temer, que concordou, levar ao Congresso Nacional aprovação lei complementar que delega a cada estado, a possibilidade deles legislarem tanto na parte pré-processual de investigação como na parte de execução da pena para endurecer o regime de cumprimento”, declarou.

Consentimento é essencial

Especialistas em Direito concordam com a análise da delegada da DCAV a respeito da determinação de estupro no caso. O professor da FGV Thiago Bottino explicou que o fato de haver ou não lesão corporal não é o único elemento para caracterizar o crime. Em casos de estupro, a prova que costuma ser mais importante é a versão da vítima. “Em termos de convencimento, o laudo dizendo ou não se houve lesão, não deve ser o mais importante”, ponderou Bottino.

A explicação do coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da FGV, André Mendes, vai ao encontro do que disse o outro professor. Ele completou, ainda, que, em casos de violência sexual, a questão do consentimento é essencial para julgar o crime. “Mesmo se não tiver lesão, não significa que teve consentimento, até porque a pessoa dopada não tem como consentir. Segundo ele, a conduta criminosa se constitui quando ela não pode ter resistência”, explicou. Se os três jovens que não estupraram a jovem, mas ajudaram a divulgar, forem considerados partícipes do crime, também vão responder por estupro. Mendes esclareceu que, na aplicação da pena, a dos partícipes costuma ser reduzida.

?Com reportagem dos estagiários Caio Sartori e Carolina Moura

Você pode gostar