Por thiago.antunes

Rio - A Secretaria de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (Sedec-RJ) lança, nesta quarta-feira, o Mapa de Ameaças Múltiplas do Estado, no auditório do Complexo de Ensino do Corpo de Bombeiros Militar, em Guadalupe, Zona Oeste do Rio.

O estudo, realizado pelo Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC-RJ) com a participação das 92 Defesas Civis municipais, reúne as 736 principais ameaças de desastres presentes no território fluminense, sendo 460 naturais e 276 tecnológicas, segundo sua prevalência e hierarquização.

"O levantamento é reconhecido pelas Nações Unidas como um dos experimentos mais relevantes sobre o tema no continente e apresentado na Conferência Mundial da ONU para redução do risco de desastres no planeta, em Sendai, no Japão. Após ter sido aprovado por um júri internacional, o Mapa de Ameaças Naturais do Estado do Rio de Janeiro, edições dos anos de 2012 e 2014, deu origem à nova ferramenta que, agora, apresenta também os principais perigos tecnológicos do estado", afirmou o diretor geral do DGDEC, coronel Paulo Renato Vaz.

Após o lançamento do mapa, a Defesa Civil Estadual seguirá em um trabalho com as prefeituras para elaboração dos 736 planos de contingência municipais consequentes, sendo um para cada ameaça identificada. A ideia é envolver a comunidade e desencadear uma série de exercícios simulados de escape da população de áreas de risco.

Exemplos de localidades do Estado com as três maiores prevalências das ameaças:

- São Gonçalo (Região Metropolitana) 

Naturais

1 - Inundações

2 - Alagamentos

3 - Deslizamentos

Tecnológicos

1 - Incêndios em aglomerações residenciais

2 -Colapso de edificações

3 -  Desastres relacionados a transporte de produtos perigosos

- RJ (Capital) 

Naturais

1 - Deslizamentos

2 - Alagamentos

3 - Epidemias

Tecnológicos

1 - Desastres relacionados a transporte de produtos perigosos

2 -Colapso de edificações

3 -  Incêndios em aglomerações residenciais

- Nova Friburgo (Região Serrana) 

Naturais

1 - Deslizamentos

2 - Inundações

3 - Enxurradas

Tecnológicos

1 - Derramamento de produtos químicos em ambiente lacustre, fluvial, marinho, aquífero

2 -Desastres relacionados a transporte de produtos perigosos

3 -  Colapso de edificações

Você pode gostar