Por gabriela.mattos

Rio - O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu, nesta terça-feira, habeas corpus a quatro policiais militares envolvidos em uma chacina de Costa Barros, na Zona Norte. Em novembro do ano passado, cinco jovens foram atingidos por 63 tiros de fuzil dentro de um carro, no Complexo da Pedreira. O pedido foi feito pelo advogado do PM Fabio Pizza Oliveira da Silva e foi estendido a Antônio Carlos Gonçalves Filho, Thiago Resende Viana Barbosa e Marcio Darcy Alves dos Santos.

Jovens foram fuzilados dentro de carro, em Costa BarrosMarina Brandão / Agência O DIA

No dia 29 de novembro do ano passado, os PMs foram presos em flagrante por homicídio e fraude processual — quando há alteração da cena do crime. Os policiais acusados registraram o caso como auto de resistência, quando há morte em confronto com a polícia.

Relembre o caso

?Carlos Eduardo, Roberto de Souza Penha, 16, os irmãos Wesley Castro, de 25, e Wilton Esteves Domingos Junior, de 20; Cleiton Corrêa de Souza, de 18, morreram dentro de um carro quando saíam da comunidade da Lagartixa para fazer um lanche por volta de 1h, na Estrada João Paulo.

LEIA MAIS

Corpos de jovens fuzilados serão enterrados nesta segunda-feira em Irajá

?Após fuzilamento de jovens, polícia faz operação no Complexo da Pedreira

?Caso de jovens fuzilados entra em estatística alarmante de autos de resistência

Pai de Roberto Penha, Jorge Roberto Lima da Penha disse que ele e os responsáveis legais pelos outros quatro jovens entrarão com uma ação coletiva contra o Estado do Rio. "Claro que vamos entrar com uma ação coletiva. Ela não vai trazer eles de volta, mas temos que fazer Justiça. Cadê as armas dos garotos? Eles não estavam armados. Quero a indenização por danos morais e materiais", afirmou, emocionado.

Feliz com o primeiro salário, Roberto saiu com os amigos para comemorar na noite daquele dia. Foram ao shopping, onde ele comprou um telefone celular, ao Parque Madureira e depois voltaram para casa. Mas, o jovem não teve tempo de usar o aparelho. Poucas horas depois, ele, os amigos acabaram sendo assassinados. O carro onde estavam pertencia a Wilton.

Você pode gostar