Por gabriela.mattos

Rio - Às vésperas do período eleitoral, o PMDB ainda não bateu o martelo sobre quem será o nome do partido na disputa pela Prefeitura de Itaboraí. Anunciado como pré-candidato ano passado, o atual prefeito, Helil Cardozo, vai mal nas pesquisas internas.

Para piorar a situação dele, o correligionário e deputado federal Altineu Côrtes garante que está com a faca e o queijo na mão: “Quando vim para o partido, vim para ser candidato. Isso foi colocado”, diz. Condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral por abuso de poder político e econômico, Cardozo, que quer a reeleição, governa por conta de liminar (decisão provisória da Justiça).

Fator Cunha
Presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA) tem irritado peemedebistas com o cancelamento de sessões em cima da hora. “É um absurdo, por decisão monocrática, cancelar sessões e abonar faltas de deputados num momento como este. Se o Cunha tivesse renunciado, haveria nova eleição e isso não iria acontecer”, diz Côrtes, que já foi aliado e hoje se coloca como adversário de Cunha.

Nova função
Ex-chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Educação, Caio Castro Lima foi nomeado por Francisco Dornelles para trabalhar no gabinete de Affonso Monnerat, secretário de Governo. Lima chegou a assumir a negociação com professores e pediu para ser exonerado em maio após bater boca com servidores.

Números não batem
O número de homicídios divulgado pelo Instituto de Segurança Pública do estado (ISP) e pelo Sistema Único de Saúde, do governo federal, não batem. Em 2014, último ano em que o levantamento foi feito pelo SUS, foram contabilizados 5.397 assassinatos no Estado do Rio. Na contagem do ISP, 4.942. Ou seja, 455 (ou 8%) a menos.

Sem explicação
Procurado pelo Informe, o ISP não explicou o porquê da diferença entre os números.

Yuka, Elza e Marcelo D2

Talentoso músico e compositor, Marcelo Yuka deixou ontem o hospital após se recuperar de uma fratura na perna. E já está a mil por hora. Prepara a capa de seu novo CD e parcerias com Elza Soares e Marcelo D2. Já a Cia 2 Banquinhos, de circo, prepara um evento para angariar fundos, no dia 9 de julho, no Teatro Sesi, em Jacarepaguá. Quem contribuir ganha livro de poesias, CD e ingresso para ir à estreia da exposição comemorativa de 8 anos da trupe. Informações em benfeitoria.com/cia-2-banquinhos.

Você pode gostar