Por adriano.araujo
Simulacro de bomba possuía circuito com fios%2C bateria e até um LED%2C mas sem carga explosivaReprodução Facebook

Rio - Nos últimos três dias, o esquadrão Antibombas da Polícia Civil foi acionado três vezes para verificar pacotes que poderiam ser bombas em ruas do Rio. No último registro, na madrugada desta quarta-feira, o caso foi além de uma simples comunicação de objeto suspeito e virou alvo de investigação da 23ª DP (Méier), por crime de tentativa de explosão. Foi abandonado em plena Rua Dias da Cruz um simulacro de bomba, que possuía circuito com fios, bateria e até um LED, mas sem carga explosiva. A tensão de um possível atentado terrorista no Rio nos Jogos ligou o alerta dos cariocas, mas também abriu brechas para trotes.

Segundo o Esquadrão Antibombas, a equipe da unidade foi acionada para a Rua Dias da Cruz, próximo ao número 120, para verificar o objeto abandonado. Após isolarem o local, foi verificado que se tratava de um simulacro de artefato explosivo. Todos os procedimentos necessários para casos como estes foram usados: verificação do material com raio-x, detonação do objeto, uniforme especial para segurança dos agentes.

Outra preocupação da polícia são os trotes informando a existência de bombas que não existem. A Polícia Civil esclareceu que a atitude é enquadrada como falsa comunicação de crime e tem pena de um a seis meses de detenção ou multa. 

Na manhã desta quinta-feira, uma bolsa voltou a ligar o alerta na Rua Mário Ribeiro, na Gávea, Zona Sul da cidade. O Esquadrão Antibombas não chegou a ir ao local e dentro da sacola havia somente fraldas. A Polícia Civil esclarece que, a princípio, o abandono de bens, como mochilas, não constitui conduta criminosa. Entretanto, em alguns casos estão sendo analisadas se a conduta das pessoas visavam causar pânico e o trabalho desnecessário da polícia.

Na segunda-feira, Esquadrão Antibomba foi acionado para o Leblon após mala suspeita ser abandonada. Em três dias, três casos atendidos pelos agentes da Polícia CivilSandro Vox / Agência O Dia

Na tarde de quarta-feira, um outro chamado foi feito para suspeita de bomba na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, pelo da passarela do Rio 2. Por se tratar uma área em que ocorrerá eventos dos Jogos Olímpicos, a ocorrência foi atendida pelo Grupo de Bomba e Explosivos (GBE), da Polícia Federal. Mais uma vez, o alarme era falso e na mochila, que pertencia a um ambulante, continha somente pacotes de amendoim.

?Secretaria de Segurança e PM lançam campanha 'Carioca Ligado'

Nesta quarta-feira, a Secretaria de Estado de Segurança, através do Comando de Operações Especiais da Polícia Militar, lança a campanha "Carioca Ligado. Rio Seguro". A ideia é engajar a população — cariocas e turistas — para situações parecidas com as que aconteceram tanto no Leblon quanto no Jacaré. Serão distribuidos nas ruas panfletos e também haverá divulgação nas mídias digitais e através do BRT, SuperVia, VLT, CCR Barcas, Ecoponte e Arquidiocese do Rio.

LEIA MAIS

Esquadrão Antibomba verifica mala suspeita na porta da Cidade da Polícia

Suspeita de bomba fecha rua do Leblon

Grupo brasileiro declara lealdade ao Estado Islâmico, diz ONG

Você pode gostar