Por rafael.nascimento

Rio - O ministro das Relações Exteriores, José Serra, visitou na manhã deste sábado o Palácio do Itamaraty, sede da pasta no Rio. O local será palco de quatro recepções para os chefes de Estado e de governo que irão à cidade por conta da Olimpíada e da Paralimpíada — na abertura e no encerramento das respectivas competições. De acordo com o ministro, até agora já confirmaram presença 45 líderes de nações e 55 ministros de Esportes.

Serra conheceu o trajeto que os convidados farão quando chegarem ao Palácio, o local onde o presidente em exercício Michel Temer deve cumprimentá-los e o ambiente onde será realizada a recepção Os chefes nacionais entrarão pela porta principal e vão seguir até o prédio da biblioteca, construído entre 1926 e 1930 e situado aos fundos. No trajeto passarão por corredores e pelo jardim, onde há um lago. Caso não esteja chovendo, é no jardim que Temer e sua mulher, Marcela, vão cumprimentar os convidados. A recepção ocorrerá no salão nobre e na sala de leitura da biblioteca.

De acordo com ministro das Relações Exteriores entre os nomes confirmados está o do presidente da França, François Hollande e o primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi. Os presidentes da Argentina, Maurício Macri; da Colômbia, Juan Manuel Santos; e do Paraguai, Horacio Cartes, também já estão confimados. Além de vários líderes europeus.

Cada recepção deve reunir cerca de 1.500 pessoas. O custo delas ainda não está definido — o governo está fazendo pregões para contratar as empresas responsáveis, mas o governo federal calcula que o gasto total com os quatro eventos vai superar R$ 2 milhões. O Palácio do Itamaraty passa uma reforma pontual para as recepções.

O ministro não quis informar detalhes sobre a segurança dos chefes de Estado e de governo, mas admitiu que "a segurança aperta" em função dos recentes atentados terroristas pelo mundo. Ele se disse surpreso com a disseminação do terrorismo ligado ao fanatismo religioso - "uma espécie de doença que acomete o mundo" - e elogiou o esquema de segurança montado para a Olimpíada.

Serra elogiou a Polícia Federal pela prisão dos brasileiros suspeitos de organizar atos terroristas. "Podem ser amadores, mas esse tipo de violência não exige profissionalismo, exige fanatismo, esse tipo de doença mental", classificou.

Você pode gostar