Por gabriela.mattos

Rio - A rotina da cidade foi alterada com o início do patrulhamento pelas ruas em razão dos Jogos Olímpicos. Desde este domingo, 22 mil militares das Forças Armadas estão responsáveis pela segurança. A movimentação de tropas — soldados armados com fuzis, caminhões e tanques de guerra — se deu, principalmente, em pontos estratégicos, como as principais vias de acesso da cidade. No entanto, a segurança total será feita por 85 mil agentes, incluídos policiais civis, militares e federais e integrantes da Força Nacional de Segurança.

Foram montadas barreiras e locais de observação nas linhas Vermelha e Amarela, na Avenida Brasil, na Transolímpica e em estações de trem. Também havia movimentação de tropas em toda a orla. Na Zona Sul, militares viraram atração, já que turistas queriam tirar fotografias com eles.

Durante solenidade realizada ontem no Comando Militar do Leste, no Centro, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, disse que a segurança para o Jogos é a maior já organizada no Brasil em relação a grandes eventos. A operação só perde para a mobilização de tropas da segurança em Pequim-2008. “É o maior dispositivo já empregado. Na Eco 92, foram utilizados cerca de 15 mil militares. Nós estamos usando mais sete mil, quase 50% a mais do que foi utilizado”, disse o ministro.

Você pode gostar