Por gabriela.mattos

Rio - A prefeitura reconhece que não conseguirá instalar ar-condicionado em todos os ônibus até o fim do ano, como determinou a Justiça — o juiz Leonardo Grandmasson Chaves negou, anteontem, pedido da Procuradoria do Município para prorrogar o prazo. De acordo com a Secretaria de Transportes, apenas 70% da frota deverá estar climatizada até o fim de 2016. A multa estabelecida pela Justiça é de R$ 20 mil por coletivo sem ar-condicionado.

A prefeitura alega que só teria condições de concluir as instalações ano que vem. Diz que hoje 58% dos ônibus são climatizados.

Previsão
Coordenadora do Movimento Rio Como Vamos, Thereza Lobo alerta que, mesmo para 2017, é difícil de a prefeitura conseguir equipar todos os ônibus. “O número de veículos climatizados tem crescido apenas dez pontos percentuais ao ano, segundo a própria Rio Ônibus”, diz.

Sem essa de ser vice
Pré-candidato do PSD à prefeitura, Indio da Costa descarta ser vice na chapa de Carlos Osorio (PSDB). “A aliança é válida, mas com viabilidade eleitoral. Hoje, as pesquisas mostram que o PSDB não tem condições de ser cabeça de chapa.” A aproximação entre os dois contou com o suporte de Hugo Leal (PSB), que tem negociado o apoio de seu partido também com Marcelo Crivella (PRB) e Alessandro Molon (Rede).

Tal pai...
Pré-candidato do PSC à prefeitura, Flávio Bolsonaro (filho de Jair, deputado federal) abordará temas polêmicos nos debates: o fim do incentivo financeiro para a passeata gay, o armamento da guarda municipal e a criação de um aplicativo, pela prefeitura, para táxis — a tarifa seria variável, assim como a do Uber.

Maia cobiçado
Após assumir a presidência da Câmara, Rodrigo Maia (DEM) passou a ser cobiçado por candidatos a prefeito do interior e da Baixada. Em São João de Meriti, Iranildo Campos (PSD) conseguiu ontem a promessa de apoio na campanha.

Picadinho

Um dos quatro Polos Cariocas de Circo, a Cia. Up Leon promove workshops gratuitos amanhã e 15 de agosto. Mais informações pelo e-mail residencias@upleon.com.br .

Designer que fez capas de discos de Vinicius de Moraes e Baden Powell, Cesar Villela recebe hoje a Medalha Pedro Ernesto. A homenagem foi proposta pelo vereador Raphael Gattás (PP).

Você pode gostar