Por gabriela.mattos

Rio - Foi um sábado memorável para a história da Barra. A inauguração oficial da linha 4 do metrô teve dois passageiros muitos especiais que representaram as lideranças comunitárias da Barra, Delair Dumbrosck, presidente da Câmara Comunitária da Barra e Luiz Igrejas presidente da Associação dos Moradores do Jardim Oceânico. 

A vida imita a arte... Na inauguração do Metrô da Barra colocaram o presidente interino Michel Temer na mesma posição que era ocupada pelo personagem Dilmaquinista do Zorra Total. Só pode ter sido por gozação!!!Barra em Dia

Na véspera os dois receberam um telefonema do gabinete do governador com um convite pessoal do Governador Pezão. Entre os quase 200 convidados, que incluíram autoridades, jornalistas e equipes de segurança, Delair e Igrejas representavam mais de duas décadas de luta. Um sonho impossível que virava realidade e que agora em 13 minutos fez a ligação entre Ipanema e a Barra.

Campanha histórica

Em 94, a Câmara Comunitária lançou um adesivo que dizia : BARRA METRO 2000 ! A Câmara foi também testemunha do leilão da Concessão realizado em 28 de dezembro de 1998. Não é difícil imaginar a emoção destes dois convidados que esperaram mais de duas décadas pela festa de inauguração .

Resistência

As lideranças da Barra tiveram também um papel importante para manter vivo o projeto do metro. O governador Garotinho tentou anular o leilão e os líderes da Barra foram até o Tribunal de Contas do Estado para lutar pelo leilão.

Queiroz Complicada

O prefeito Eduardo Paes brinca com Delair Dumbrosck na inauguração do Metrô. Quando a Câmara Comunitária começou a lutar pelo projeto Paes era ainda o subprefeito da Barra na gestão de Cesar Maia.Barra em Dia

O principal operador do Consórcio do Metrô da Barra, a construtora Queiroz Galvão começou a semana como alvo da operação Lava Jato. Está nova fase estaria programada para a semana passada e teria sido adiada para não atrapalhar a festa de inauguração da principal obra da construtora.

Só boas notícias

O governador Pezão não escondia a felicidade no sábado. Além da boa notícia dos médicos sobre sua recuperação conseguia inaugurar antes das Olimpíadas a sua maior obra, da qual cuidou como Vice e secretário de obras e depois Governador.

Temer Maquinista

A ida do presidente Temer na cabine do Metrô parecia piada pronta ou uma gozação carioca. A personagem Dilmaquinista do Zorra Total sentava exatamente no mesmo local que colocaram o presidente interino. A comparação foi inevitável.

A solenidade atrasou quase uma hora , mas não houve reclamação. Quem esperou mais de duas décadas poderia esperar mais 50 minutos! Pezao fez um discurso emocionado e foi muito aplaudido.Barra em Dia

Economizando

Uma pesquisa da Câmara Comunitária da Barra prevê que haverá uma redução entre 20 a 25% do custo do transporte coletivo bancado pelos condomínios que mantêm suas próprias ligações com a zona sul. O investimento deverá ser feito reforçando as ligações até a estação do metro.

Nova luta

Duas frentes unem as lideranças comunitárias da Barra: a extensão da linha do metrô até ao Recreio e as antecipação da operação logo no final das olimpíadas, devido ao baixo fluxo dos jogos Paralimpicos.

Ciclovia

Na próxima quinta a associação dos moradores do Jardim Oceânico irão conhecer o projeto de fechamento do bairro, com a instalação de uma ciclovia. Projeto privado para ser doado a prefeitura .

Você pode gostar