Por thiago.antunes

Rio - Pesquisa encomendada do Instituto Paraná voltou a apontar o senador Marcelo Crivella (PRB) como o preferido dos eleitores para o lugar do prefeito Eduardo Paes nas eleições de outubro. Em dezembro, o instituto já havia destacado a vantagem sobre os demais candidatos. A pesquisa estimulada, registrada no TSE, aponta Crivella em primeiro, com 33,3% pontos, e o deputado estadual Marcelo Freixo (Psol) em segundo, com 13,8%. A vitória do senador também seria fácil, num eventual segundo turno, qualquer que seja o adversário.

Clique para ver o infográfico sobre a corrida para a prefeitura

Flávio Bolsonaro aparece em terceiro lugar, seguido por Jandira Feghali; Indio da Costa; Pedro Paulo, ex-secretário de governo de Paes; Carlos Osório, ex-secretário estadual de Transportes; e por Alessandro Molon.

“Com a saída do senador Romário (PSB) da disputa, a situação de Crivella ficou ainda mais confortável, absoluta. O candidato do governo (Pedro Paulo, que aparece em sexto na estimulada, com 4,6%) não consegue avançar em popularidade”, avalia Murilo de Oliveira, diretor do instituto, ressaltando que, com um mês para a campanha após a Olimpíada, as redes sociais poderão fazer a diferença para o segundo colocado.

Candidatos comentam

Crivella admitiu que o resultado o anima. “Mostra a confiança do povo carioca na nossa candidatura para acabar com os abusos do PMDB e construir um governo honesto e mais humano”, alfinetou o senador, garantindo que vai “continuar trabalhando com humildade”.

Freixo lembrou que todas as pesquisas vêm apontado sua candidatura como provável concorrente do primeiro colocado. “Temos grandes chances. A militância pode fazer a diferença”, aposta. A assessoria de Pedro Paulo não retornou as ligações do DIA. Acusado de violência doméstica pela ex-mulher, Pedro Paulo, porém, tem votação feminina ligeiramente maior (4,9%) que a masculina (4,2%). A pesquisa ouviu, entre os dias 27 e 31 de julho, 900 pessoas.

Dr. Aluízio aparece com 44% das intenções, segundo pesquisa Ibope

As candidaturas ainda não foram oficializadas, mas, conhecido por abrir mão do salário de R$ 17.378,71, o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio dos Santos Júnior (PMDB), larga na frente na pesquisa Ibope/Inteligência de intenção de voto para comandar novamente o município.

Feita com 602 eleitores, acima de 16 anos, entre os dias 25 e 27, a pesquisa diz que Aluízio ganhou 44% dos que declararam como votariam se a eleição fosse hoje. Em segundo lugar ficou o pedetista Chico Machado, com 25%; seguidos por Igor Sardinha (PRB), 8%; Danilo Funke (Rede), 4%, e André Longobardi (PR), 2%.

Aqueles que declararam a intenção de votar em branco ou nulo representam 13%, e 4% não sabem ou preferiram não opinar. Aluízio conta ainda com aprovação de seu governo em 42%, como regular, enquanto 34% avaliam como ótima ou boa. A margem de erro estimada é de quatro pontos para mais ou menos. A pesquisa foi encomendada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Produtos de Limpeza do Estado de São Paulo e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número RJ- 08849/2016.

Você pode gostar