Por gabriela.mattos

Rio - Depois do anúncio de que Marcelo Freixo (Psol) participaria do debate da Band, na próxima quinta-feira, a emissora soltou nota avisando que o encontro só terá a presença dos sete candidatos com mais de nove parlamentares na Câmara dos Deputados, conforme determina a nova legislação eleitoral. Com isso, Freixo está fora, assim como Cyro Garcia (PSTU), Carmen Migueles (Novo) e Thelma Maria (PCO).

Marcelo Freixo (Psol) é candidato à prefeitura do RioBanco de imagens

Na reunião desta sexta-feira, o representante do candidato Indio da Costa (PSD) pediu para que a questão fosse votada novamente. Ele e Pedro Paulo (PMDB)  votaram contra a participação dos 11 candidatos no debate, fazendo com que os partidos a favor da inclusão dos outros quatro políticos não alcançassem os dois terços necessários. Assim como eles, Carlos Osorio (PSDB) também votou contra a participação dos 11 candidatos, mas a favor de Freixo.

Freixo classificou a mudança como "patética". "Imaginar que alguém que quer ser prefeito não quer o debate é lamentável", disse o candidato do Psol, que afirmou ainda que estará na Cinelândia a partir das 20h, no dia do debate, para responder as perguntas em praça pública.

A nova legislação eleitoral foi aprovada em 2015 pelo Congresso Nacional, ainda sob o comando do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e sancionada pela presidente afastada Dilma Rousseff. 

?Reportagem do estagiário Caio Sartori

Você pode gostar