Por clarissa.sardenberg

Rio - O prefeito Eduardo Paes declarou na manhã desta sexta-feira, em uma coletiva de imprensa no Rio Media Center, que sente "pena e desprezo" pelos nadadores americanos que mentiram à polícia do Rio para acobertar uma noite de bebedeira que culminou em arruaça e vandalismo em um posto de gasolina na Barra da Tijuca. Ele ainda lamentou a "falha de caráter" de Ryan Lochte, James Feigen, Gunnar Bentz e Jack Conger.

“Todos nós temos que aceitar as desculpas do Comitê Olímpico americano, da mesma forma que eles aceitaram as nossas quando achamos que os atletas tinham sido vítima da violência urbana do Rio. Meu sentimento é de pena e de desprezo por esses nadadores”, afirmou Paes.

Nesta sexta-feira, o nadador Ryan Lochte pediu desculpas em seu perfil na rede social e que estava aguradando a situação de seus colegas se resolver para se manifestar. Entretanto, ele não admitiu ter mentido quando relatou ter sido vítima de assalto após sair de uma boate.

Ryan Lochte teria sido assaltado após festaReprodução Facebook

"É traumático estar tarde da noite com seus amigos em um país estrangeiro com a barreira do idioma e ter uma arma apontada pra você pedindo dinheiro para te deixar ir embora. Mas independentemente do comportamento de cada um naquela noite, eu deveria ter sido muito mais responsável", escreveu na postagem.

O falso assalto inventado pelos atletas revoltou brasileiros e a situação polêmica chegou a ser comparada na web ao filme "Se Beber Não Case". Após prestar novo depoimento na delegacia na noite desta quinta-feira, James Feigen pediu desculpas pelo transtorno da mentira. Para deixar o país, ele fez um acordo para pagar multa de R$ 35 mil. O atleta deixou o Juizado do Torcedor e dos Grandes Eventos na madrugada desta sexta-feira após cerca de quatro horas de negociação. De acordo com a polícia, ele foi indiciado por falsa comunicação de crime.

Bentz e Conger deixaram o país na noite desta quinta-feira. Eles admitiram à polícia que não sofreram assalto à mão armada, no último domingo, ao saírem de uma festa na Lagoa, na Zona Sul. O valor da multa será convertido em material esportivo doado para o Instituto Reação, na Rocinha, na Zona Sul, do qual a judoca medalhista de ouro Rafaela Silva faz parte. Lotche já tinha retornado ao país na última segunda-feira.

De acordo com o chefe da Polícia Civil, Fernando Veloso, a dupla, o medalhista olímpico Ryan Lotche e James Feigen se envolveram em uma confusão em um posto de gasolina, na Barra da Tijuca, Zona Oeste. Lotche já tinha retornado ao país na última segunda-feira.

Você pode gostar