Por gabriela.mattos

Rio - A polícia prendeu, na tarde desta segunda-feira, um suspeito de participar dos confrontos no Morro do Turano. Os intensos tiroteios têm assustado os moradores da comunidade e de bairros próximos, como Rio Comprido, Estácio e Tijuca, desde a madrugada deste domingo. Thiago Gonçalves de Queiroz, de 28 anos, conhecido como Gordinho, foi encontrado no Largo do Estácio. 

De acordo com informações da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), contra ele havia um mandado de prisão em aberto por associação ao tráfico de drogas. A ocorrência foi registrada na 6ª DP (Cidade Nova). Agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) estão reforçando o policiamento na região.

Policiamento é reforçado no Morro do Turano após tiroteios e tentativa de invasão à favelaFoto%3A Severino Silva / Agência O Dia

Por volta das 17h30 desta segunda-feira, comerciantes do Rio Comprido contaram que os traficantes mandaram eles fecharem as lojas no bairro. No entanto, a UPP ainda não confirmou esta informação. Nas redes sociais, os moradores relataram o medo que atinge a comunidade desde a madrugada deste domingo. "Tomem cuidado, gente, o clima continua tenso", pediu um deles. "Muito medo, estamos em pânico", reforçou outro.

Clima de guerra no Rio Comprido

Desde a madrugada deste domingo, os moradores estão sofrendo com os constantes tiroteios no Morro do Turano. Os confrontos ocorreram entre facções rivais. Segundo a UPP, um suspeito foi morto e pelo menos duas pessoas ficaram feridas. 

Na tarde deste domingo, uma troca de tiros entre policiais da UPP local e traficantes em plena Avenida Paulo de Frontin causou pânico e deixou um suspeito morto e pelo menos outras duas pessoas feridas, vítimas de balas perdidas. A via chegou a ser fechada por pelo menos 30 minutos.

Os campus das universidade Estácio de Sá, Unicarioca, e o Colégio de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAP-Uerj) cancelaram suas as aulas por medidas de segurança. Os alunos e responsáveis foram avisados através de página oficial, redes sociais e por mensagens de texto. 

A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou quatro escolas, três creches e um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) estão sem atendimento no turno da manhã desta segunda-feira na região do Rio Comprido e Morro do Turano. De acordo com a SME, estas unidades escolares atendem a 2040 alunos no turno da manhã. Somente no Morro do Turano, 331 alunos foram afetados. A Secretaria esclarece, ainda, que o conteúdo será reposto. No período da tarde, uma escola, uma creche e o EDI funcionaram, e o número de crianças e adolescentes afetadas caiu para 1541. Os conteúdos perdidos serão repostos.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), o Colégio Estadual Herbert de Souza, na Rua Barão de Itapagipe, não funcionou pela manhã. De acordo com a Seeduc, o colégio continuará fechado no turno da tarde. "Os conteúdos das aulas perdidas serão repostos", informou, em nota.

Você pode gostar