Por gabriela.mattos

Rio - O Procon Estadual autuou nove padarias nas zonas Norte e Sul, nesta segunda-feira, durante a terceira ação da Operação Pão na Chapa. Ao todo, foram 140 kg de alimentos e 13 litros de bebidas impróprias para o consumo.

Entre os estabelecimentos autuados está a Confeitaria Imperato, na Rua Dias Cruz, no Méier. De acordo com o órgão, 4 kg de polpa de caju não estavam armazenados de maneira correta e 34 kg de frango temperado estavam em contato direto com o chão e sem especificação de validade.

Além disso, os fiscais detectaram que freezer onde os frangos deveriam estar armazenados estava enferrujado, com a tampa quebrada e sem borracha de vedação. O Procon determinou a limpeza imediata da caixa d'água do estabelecimento e a apresentação do laudo em até 15 dias. Procurado pela reportagem, nenhum representante da confeitaria foi encontrado. 

Já na Rio Lisboa Panificadora, na Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, Zona Sul, os fiscais descartaram 13 kg de frios que estavam vencidos e 37 kg de alimentos sem especificação, como frangos inteiros que estavam próximos à caixa de esgoto.

Procon autuou nove padarias%2C nesta segunda-feira%2C nas zonas Norte e SulDivulgação

No estabelecimento tinha ainda um botijão de gás sendo utilizado sem autorização do Corpo de Bombeiros, já que o certificado da corporação não foi apresentado para a fiscalização. O botijão foi interditado e os fiscais determinaram a limpeza imediata da área de estocagem, que estava com precárias condições de higiene.

Por causa da ausência do certificado de potabilidade da água, foi exigida a limpeza da caixa d'água e a apresentação de sua comprovação no Procon em até 15 dias. Até a publicação desta reportagem, nenhum representante da padaria foi encontrado.

Na Guerin Padaria & Confeitaria de Paris, na Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema, os fiscais encontraram 2 kg de ganache, 1 kg de creme de chocolate, 500 gramas de creme de amêndoa, 300 gramas de éclair, 500 gramas de frios, 300 gramas de manteiga sem especificação da data de validade. O Procon detectou ainda a ausência do certificado de potabilidade da água.

Os fiscais determinaram a limpeza imediata da caixa d'água e apresentação do laudo em 15 dias. Havia ainda a ausência do certificado do Corpo de Bombeiros e de preços. Cupom fiscal estava com endereço de outra filial. Além disso, o órgão encontrou problemas na cozinha, como piso com fissuras e sujeira. Procurado pelo DIA, o representante da padaria reforçou que o Procon não encontrou alimentos estragados, nada que "causasse risco aos clientes". 

Já na padaria Santa Marta, na Rua Nascimento Silva, em Ipanema, foram descartadas oito garradas de 600 ml cada de refrigerante. Os fiscais também não encontraram o cartaz Disque 180 e o do Livro de Reclamações. Até o momento, nenhum representante do estabelecimento foi encontrado.

Na Confeitaria Rainha do Méier, na Rua Dias da Cruz, e no Talho Capixaba, na Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, o órgão constatou a ausência do certificado do Corpo de Bombeiros. Até o momento, nenhum gerente das duas padarias foram encontrados.

Os fiscais também autuaram a Cafeína, na Rua Farme de Amoedo, em Ipanema, onde descartaram dois bolos de laranja vencidos e produtos mal armazenados, como 360 gramas de frios, 110 gramas de camarão e 80 gramas de frango. O Procon detectou ainda que a geladeira da cozinha do primeiro piso estavam sem vedação e não estava vedando. A geladeira foi interditada.

Procurado pela reportagem, o representante do estabelecimento explicou que os bolos tinham vencido neste domingo e que iam ser descartados na manhã desta segunda-feira. Ele destacou ainda que a manutenção já foi chamada para consertar a geladeira.

A Padaria Coração de Maria, na Rua Coração de Maria, no Méier, foi autuada pela cobrança pela utilização dos banheiros. No estabelecimento foram encontrados ainda produtos sem especificação — 200g de presunto, 100g de peito de peru. Havia a ausência do Certificado do Corpo de Bombeiros. e do certificado de dedetização. Determinada a realização imediata do serviço. Ao DIAa representante do local disse que os problemas já foram resolvidos.

Já na padaria Lame, na Rua Arquias Cordeiro, no Méier, o Procon descartou 1,7kg de aparas de frios misturados, 5kg de camarão, 5kg de ponta de carne, 2kg de lula, 1kg de margarina sem especificação, além de 1kg de fio de ovos, 6kg de beijinho, 6kg de brigadeiro, 1,5kg de mousse de limão, 10kg de margarina,5kg e 600g de peito de peru, 7 litros de chope engatado na chopeira vencidos.

O estabelecimento estavam ainda sem Certificado do Corpo de Bombeiros e do Disque 180, violência contra mulher. Até o momento, nenhum representante da padaria foi encontrado.


Você pode gostar