Por karilayn.areias

Rio - Várias famílias compareceram em peso aos postos de vacinação, hoje, em busca da atualização da caderneta. Pela primeira vez, a campanha de multivacinação, que até o dia 30 de setembro, inclui todas as vacinas disponíveis pelo SUS para crianças de até 5 anos e crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos.

Famílias comparecem em postos de vacinação para atualização da cadernetaMaíra Coelho / Agência O Dia

O Posto de Saúde Osvaldo Cruz, na Avenida Henrique Valadares, no Centro, foi escolhido pela dona Cleonice Andrade, 60 anos, e José Afonso de Carvalho, 49, avós dos pequenos Miguel, 1 ano e 11 meses, e Pedro Cauã, de 3, para colocar a vacina dos netos em dia. “Só o mais novo precisou de vacinas. Ele tomou várias delas atrasadas. Pneumocócica, Meningocócica, primeiro reforço da VOP (gotinha). E agendamos a hepatite A e tetraviral para daqui a 15 dias. Esse dia de hoje foi muito importante para ele. Espero que não atrasem mais”, alertou a doutora Ana Beatriz Assunção da Cunha, pediatra do posto.

Dona Cleonice explica que a falta de tempo foi um dos motivos para o atraso da carteira do netinho. “Agora fico mais tranquila. Crio os dois desde que nasceram”, conta. O marido ficou com o coração apertado quando ouviu o choro do neto. “ Mas a sensação é de dever cumprido”.

Mas não só de puxão de orelha é feito o atendimento. Diversas mães e pais mesmo com a caderneta dos filhos em dia fizeram questão de passar no posto só para confirmar que a vacinação dos pequenos estava em dia. Foi o caso de Ivonete Matias, mãe de Maria Eduarda, de 2 anos. “Vim mais para ter certeza que está tudo certo”, explica ela, sob o olhar atento da filha.

Quem não gostou muito do sabor da VOP (gotinha) foi a Kaiane de quatro anos e neta da dona Isaura Loureiro. “Gosto ruim”, diz ela fazendo careta. “Mas foi para o seu bem. Para ficar forte”, interpela a avó tentando convencer a garota, sem qualquer sucesso.

 


 

Você pode gostar