Por adriano.araujo

Rio - O corpo de Marcos Falcon, presidente da Portela, é velado na manhã desta terça-feira, na quadra da agremiação Azul e Branca, em Oswaldo Cruz, na Zona Norte da cidade. Marcos Vieira de Souza, que era subtenente da PM e candidato a vereador pelo Partido Progressista (PP), foi morto a tiros em seu comitê eleitoral em Madureira. O enterro será na tarde de hoje no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, na Zona Oeste, no período da tarde. O prefeito do Rio, Eduardo Paes, chegou à quadra pouco antes das 11h para se despedir de Falcon.

Prefeito Eduardo Paes foi à quadra da Portela se despedir de Marcos Falcon Johnson Parraguez/Parceiro/Agência O Dia

"Eu sou portelense, acho que o Falcon fez um belo trabalho aqui na escola, resgatou uma coisa de uma Portela grande. Vim aqui consolar e manifestar meus sentimentos à família, infelizmente a Selminha não está aqui, parece que ela passou mal, aos filhos dele e especialmente à família portelense", disse o prefeito, que completou:

Presidente da Liesa%2C Jorge Castanheira colocou a bandeira da liga em cima do caixão. Uma faixa da candidatura de vereador de Marcos Falcon também foi estendidaEstefan Radovicz / Agência O Dia

"O Falcon colocou a Portela em outro patamar, fez a Portela sonhar grande de novo. Acho que isso foi uma marca, todo mundo aqui sabe que eu sou apaixonado pelo Carnaval carioca, especialmente por essa Azul e Branca. É com tristeza, acho que dá um desânimo grande em toda a escola, mas tenho certeza de que essa escola é grande e vai entrar na primeira... de novo".

Tia Surica estava em lágrimas e se emocionou ao falar de Falcon. "Eu não era mãe biológica, mas para mim é como se ele tivesse saído das minhas entranhas. Eu perdi um pedaço de mim", disse, aos prantos. O caixão do presidente está coberto com uma bandeira da Portela, com um quede da Polícia Militar e um chapéu da agremiação em cima.

Emocionada%2C Tia Surica é ampara ao se despedir de Falcon. "Perdi um pedaço de mim"%2C lamentouJohnson Parraguez / Parceiro / Agência O DIA

O corpo de Marcos Falcon chegou na quadra da Portela por volta das 6h30 da manhã e começou a ser velado em frente ao palco por amigos e familiares. Às 8h, os portões da escola abriram para todo o público. Selminha Sorriso, mulher de Marcos Falcon e porta-bandeira, esteve presente, mas passou mal e precisou de atendimento médico. Duas filhas do policial, Marcele e Aline, também era amparadas por amigos. Ele tinha sete filhos, mas nenhum com Selminha, que tinha um filho de outra relação.

Cerca de 80 pessoas, a maioria participava da campanha do Falcon e outras da escola, entraram bradando o nome do candidato a vereador e percorreram a quadra até o caixão prestando homenagens.

Com a morte de Falcon, o vice-presidente, Luiz Carlos Magalhães, já assumiu a presidência da escola. Ele também está presente no velório.

A diretoria da Portela declarou 10 dias de luto oficial após o assassinato do presidente da escola de samba, Marcos Falcon, de 52 anos, nesta segunda-feira. Ele foi morto ao ser atingido por tiros de fuzil enquanto estava no seu comitê eleitoral, na Rua Maria José. No atentado, o tesoureiro da escola, Felipe Guimarães foi atingido por um tiro de raspão.

Falcon foi morto a tiros de fuzil em seu comitê de campanhaRicardo Almeida / Divulgação

O delegado Rivaldo Barbosa, da Delegacia de Homicídios da Capital (DH), confirmou que foi uma execução e que o presidente da Azul e Branca foi atingido por diversos tiros. No entanto, ele disse que só poderá dizer em quais partes do corpo Falcon foi atingido depois do laudo do Instituto Médico Legal (IML).

"Foi uma ação direcionada, criminosa e sumária. Reunimos todos os parentes na DH, para termos uma ideia se ele relatou algum tipo de ameaça. Estamos buscando informações na localidade, onde era uma pessoa muito querida. Vamos dar uma resposta necessária e suficiente. Vamos nos empenhar ao máximo", reforçou o delegado.

Reportagem de Luiza Sansão

Você pode gostar