Por gabriela.mattos

Rio - Divulgada na noite desta quarta-feira, uma nova pesquisa do Ibope mostrou que Marcelo Crivella (PRB) registrou 34% das intenções de voto para a Prefeitura do Rio e manteve a liderança. Em seguida, Pedro Paulo (PMDB) e Marcelo Freixo (Psol) aparecem numericamente empatados, com 10%.

Ao todo, 1.204 eleitores foram entrevistados entre segunda e esta quarta-feira. Na terceira colocação, Índio da Costa registrou 8% das intenções de voto. Jandira Feghali (PcdoB) e Flávio Bolsonaro (PSC) também apareceram numericamente empatados, com 7%.

Em seguida, aparece Carlos Osorio (PSDB), com 4%. Alessandro Molon (Rede) e Carmen Migueles (Novo) mantiveram 1%. Cyro Garcia (PSTU) e Thelma Bastos (PCO) não pontuaram.

O instituto também pesquisou o índice de rejeição dos postulantes à prefeitura. A liderança é de Jandira (38%), seguida por Pedro Paulo (36%). Depois, aparecem Bolsonaro (27%), Crivella (26%), Freixo (19%), Indio (19%), Cyro Garcia (17%), Osorio (16%), Molon (15%), Carmen Migueles (14%) e Thelma Bastos (13%).

Em um eventual segundo turno, Crivella venceria Freixo (50% x 24%), Bolsonaro (51% x 20%), Jandira (51% x 21%), Pedro Paulo (52% x 20%) e Indio (50% x 24%). O Ibope ouviu 1.204 eleitores entre os dias 26 e 28 de setembro e14% dos entrevistados responderam que vão votar branco ou nulo. Do total, 4% ainda não sabem em quem votar ou não responderam à pesquisa.

A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, com grau de confiança de 95%.

As candidaturas de Marcelo Freixo (esq) e Marcelo Crivella ganharam mais força com a crise políticaEstefan Radovicz / Agência O Dia e Elza Fiuza/ABR

Gerp: Crivella perto de vitória no primeiro turno

Pesquisa do Instituto Gerp também mantém o senador Marcelo Crivella na liderança, com 34% das intenções de voto. Considerando os votos válidos, Crivella chega a 46%, índice que pode apontar até mesmo uma vitória já no primeiro turno.

Segundo o Gerp, a disputa pelo segundo lugar segue embolada. Marcelo Freixo tem 9% dos votos, Flávio Bolsonaro aparece com 8% e Pedro Paulo, 7%. Em seguida, vêm Jandira Feghali, com 6%, Indio da Costa com 4%, Osorio com 3% e Molon com 2%.

A pesquisa do Gerp foi realizada entre os dias 26 e 27 de setembro com mil entrevistas. A margente de erro é de 3,16 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no TRE com o número 00868/2016


Você pode gostar