Por gabriela.mattos

Rio - Carlos Bolsonaro (PSC) foi o vereador que obteve mais votos no Rio, alcançando 106.657, 3,65% da preferência do eleitor carioca. Com expressividade, em segundo lugar ficou o candidato do PSOL, Tarcísio Motta, com 90.473 votos, 3,10%. O veterano César Maia (DEM) teve 71.468 votos, ficando com 2,45% dos votos. 

O PMDB continua com a maior bancada, dez cadeiras, da Câmara dos Vereadores, mas sofreu o maior baque perdendo oito dos 18 lugares que ocupava na Casa.  Em quarto lugar entre os mais votados ficou a peemedebista Rosa Fernandes, que obteve 57.868 votos. 

?Veja os resultados no Rio

Veja a classificação dos candidatos de Niterói

Veja a classificação dos candidatos de São Gonçalo

Veja a classificação dos candidatos de Duque de Caxias

O PSOL foi o partido com maior expressividade em votos, emplacando seis nomes na lista de 51 parlamentares, refletindo o feito de Marcelo Freixo, que vai disputar o segundo turno à prefeitura do Rio após derrotar Pedro Paulo (PMDB).

A candidata Marielle Franco, uma das mais queridas pela militância do PSOL, foi a quinta mais votada, com 46.502 votos. Renato Cinco (17.162), Paulo Pinheiro (13.141) e Leonel Brizola Neto (11.087) foram reeleitos. O novato David Miranda (7.012 votos) também conseguiu vaga.

A terceira maior bancada é ocupada pelo DEM, com quatro vereadores. Já o PT perdeu dois vereadores na Casa: Edson Zanata e Elton Babu. Reimont continua e ganha reforço da colega petista Luciana Novaes. 

No PSC, além de Bolsonaro, foram eleitos Cláudio Castro e Otoni de Paula Jr..

Átila Nunes e Leila do Flamengo estão entre os que deixam o quadro de vereadores do PMDB na Casa.









Você pode gostar