Por gabriela.mattos

Rio - Os candidatos à Prefeitura do Rio cumpriram agenda de campanha na tarde deste sábado com pautas diversas. Em evento marcado pela defesa da liberdade religiosa, Marcelo Freixo (Psol) firmou seu compromisso com o respeito à diversidade de crenças e propôs encontros para promover debates sobre o tema. Já o candidato do PRB, Marcelo Crivella, esteve em uma feira de franquias no Riocentro, onde conversou com empresários e voltou a ressaltar a redução da máquina pública. 

Com a presença do teólogo Leonardo Boff e diversos líderes, entre eles, judeus, evangélicos, umbandistas, católicos e wiccanianos, Freixo lembrou ainda os ataques que tem sofrido, classificando como uma "barbárie". O encontro para a diversidade religiosa seria realizado no Club Municipal, na Tijuca, mas como o TRE impediu a realização no local, o ato ocorreu na Praça Afonso Pena, no mesmo bairro.

Freixo também comentou a possibilidade de seu adversário não ir ao próximo debate veiculado por emissora de TV, no SBT. "Só ele vai poder responder (o motivo por que desistiu). Mas se o SBT quiser eu vou sozinho. Respondo as perguntas que forem, porque eu tenho muito apreço pela democracia", disse. A informação veio à tona na manhã deste sábado, mas ainda não foi confirmada pela assessoria de Crivella.

Marcelo Freixo (Psol) organizou evento sobre combate à intolerância religiosa%2C na Praça Afonso Pena%2C na TijucaLuiz Ackermann / Agência O Dia

Ao discursarem, diversos líderes chegaram a fazer críticas à "mercantilização da fé" e defenderam o respeito e união entre todos os segmentos religiosos. "Mais do que a tolerância, a gente quer um encontro. A gente tem que buscar o comum, o que a cidade tem de comum. E aí a diversidade se encontra. Defender que as religiões se encontrem e pensem juntas o que é melhor para cidade do Rio, o que é melhor para cada bairro, território... É assim que nasce a paz", disse Freixo.

Crivella defendeu o enxugamento da máquina pública e destacou o papel da iniciativa privada para geração de empregos. Ele disse que vai incentivar pequenos empresários, diminuindo a burocracia para a formalização do negócio próprio através da Internet. “A prefeitura tem que fazer suas concessões, mas também, eu diria, as parcerias necessárias para que os cariocas possam empreender”, disse ao RJTV.

Crivella, ao lado de seu vice, Fernando Mac Dowell, ao final da apuração do primeiro turno das eleiçõesAlexandre Brum / Agência O Dia

Ele pretende ainda concentrar o trabalho de sua gestão em 15 secretarias. Marcelo Freixo, apontado pelo adversário como quem quer um “estado inchado”, diz que criará Secretaria de Planejamento com concursados, o que, segundo ele, não vai gerar mais gastos.

Você pode gostar