Por tabata.uchoa

Rio - O sábado dos candidatos a prefeito do Rio foi marcado por compromissos na agenda ambiental. Pela manhã, Marcelo Crivella (PRB) esteve na Lagoa Rodrigo de Freitas, onde recebeu de Aspasia Camargo, uma lista com 10 propostas para uma cidade sustentável. A ambientalista, que concorreu a vice-prefeita na chapa de Carlos Osorio (PSDB), declarou apoio ao senador. Marcelo Freixo (Psol) fez voo de helicóptero para vistoriar a situação de rios e lagoas da Zona Oeste e garantiu investimentos na sua recuperação.

Crivella recebeu 10 propostas ambientais de Aspásia%2C a vice de OsorioDivulgação


Ex-ministro da Pesca, Crivela comentou que a aliança com Aspasia pode ser favorável na tentativa de atrair Osorio para o seu lado — o PSDB declarou neutralidade no segundo turno. O candidato ressaltou que quer a ambientalista em seu governo, em área não anunciada. Ela não disse se aceitaria. Crivella já obteve apoio dos candidatos derrotados Flávio Bolsonaro (PSC) e Indio da Costa (PSD), além de integrantes do PMDB.

Entre as propostas encampadas pelo candidato, estão a construção de um parque, na Zona Oeste, nos moldes do Parque de Madureira, e parcerias para melhorar o saneamento básico de 20 comunidades. “É inadmissível termos tantas crianças brincando ao lado de valões. Vou firmar parcerias entre a Comlurb e a Cedae. Vamos cobrar o cumprimento de metas”, disse.

Convidado pelo biólogo Mário Moscatelli, Freixo observou, ao sobrevoar a cidade, a situação dramática da poluição das lagoas da Zona Oeste. Segundo ele, a solução passa prioritariamente por investimentos em saneamento.

Após sobrevoar lagoas%2C Freixo foi à comunidade do Terreirão%2C no RecreioDivulgação

“Precisamos despoluir o complexo de lagoas da Barra, Jacarepaguá, Marapendi e Camorim. Vamos conseguir isso fortalecendo a coleta de lixo e construindo novas redes de tratamento de esgoto. Cada real investido em saneamento são 4 reais que economizamos em saúde pública”, declarou. “Vamos gerar emprego com mão de obra local nas comunidades onde houver obras de saneamento”, acrescentou Freixo. À tarde, o candidato caminhou na orla do Recreio, onde recebeu apoio de barraqueiros das praias, e na comunidade Terreirão, no mesmo bairro.

Você pode gostar