Por gabriela.mattos

Rio - O Instituto Paraná divulgou ontem sua segunda rodada de pesquisa de intenção de voto, neste segundo turno, para a Prefeitura do Rio de Janeiro. O candidato do PRB, Marcelo Crivella, segue com praticamente a mesma diferença sobre Marcelo Freixo (Psol), registrada na primeira pesquisa feita pelo instituto e divulgada no último dia 7.

Nos números apresentados ontem, Marcelo Crivella aparece com 51,4% das intenções de voto contra 28,7% de Marcelo Freixo. O percentual de eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto no dia 30 de outubro é de 14,2%, e o de indecisos, apenas 5,7%.

Marcelo Crivella mantém distância sobre Freixo%3A 51% a 28%Arte O Dia

Na pesquisa anterior, Crivella tinha 51% contra 30,2% de Freixo, uma variação dentro da margem de erro, que é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Na ocasião, 12,4% pretendiam anular o voto ou votar em branco, e 6,3% estavam indecisos.

Se forem considerados apenas os votos válidos, isto é, sem brancos, nulos e indecisos, mesmo critério utilizado pela Justiça Eleitoral para determinar o vencedor da eleição, Crivella alcançou 64,2% contra 35,8% de Freixo. A pesquisa anterior apontava 62,8% para Crivella e 37,2% para Freixo. Os candidatos não quiseram comentar os números da pesquisa.

O levantamento foi realizada entre quarta-feira e sábado com 900 eleitores e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número 01353/2016.

Semelhanças

Os números do Instituto Paraná não diferem muito dos divulgados pelo Ibope e Datafolha na semana passada. Na última sexta-feira, o instituto ligado ao jornal ‘Folha de S. Paulo’ mostrou uma vantagem de 48% a 25% de Crivella sobre Freixo. Já o Ibope apontou, na segunda-feira passada (10), o candidato do PRB com 51% contra 25% do psolista. A próxima pesquisa Ibope será divulgada na quinta-feira.

Você pode gostar