Por gabriela.mattos

Rio - Criadores de pombos-correio preparam uma festa inédita para as aves vencedoras do campeonato estadual de corrida da espécie, que encerra em Campos dos Goytacazes neste final de semana. Os exemplares que conseguirem voltar para ‘casa’ depois da última prova serão tratados como ‘heróis de guerra’, com direito até a desfile em carro aberto, rações especiais e massagens. Entre amanhã e sábado, eles deverão voar 1.022 quilômetros entre Salvador (BA) e a cidade do Norte Fluminense, como O DIA noticiou ontem.

“Não temos ideia de quantos pombos-correio, dos 800 que serão soltos na capital baiana, conseguirão retornar. Mas os que regressarem serão recebidos como soldados que voltam de uma guerra”, afirma Valtenir Soares Júnior, presidente da União Columbófila de Guarus, uma das três associações de criadores de Campos.

Pombos-correio voarão mais de 1.000 Km entre Salvador e CamposReprodução

Enaldo Silva, da mesma associação prevê uma maratona difícil para os ‘pombos-atletas’. “Voando a até mil metros de altura, as aves deverão enfrentar chuva, conforme a metereologia, e predadores comuns, como gaviões e caçadores, ao longo do trajeto. Além disso, devem chegar com 40% a menos de peso por conta do desgaste físico. Vão precisar de muito carinho e atenção”, justifica.

O Estado do Rio é hoje o maior produtor de pombos-correio do país, atrás de Minas Gerais. Na Segunda Guerra Mundial, foram largamente usados para levar mensagens dos soldados para suas bases.

Você pode gostar