Por thiago.antunes
Rio - O prefeito eleito Marcelo Crivella desembarca hoje, no Rio de Janeiro, após uma viagem de seis dias a Israel ao lado da futura primeira-dama, Sylvia Jane. O senador se reuniu com o primeiro ministro, Benjamin Netanyahu, e com o prefeito de Jerusalém, Nir Barkat, com quem tratou de assuntos referentes a segurança, educação e turismo.
Marcelo Crivella se reuniu com o prefeito de Jerusalém%2C Nir BarkatDivulgação

Barkat abordou os sistemas de vigilância adotados em Israel com armas não letais e treinamento da guarda local. Os prefeitos conversaram também sobre o modelo de ensino, educação infantil e uso de aplicativos nas escolas. Por fim, Barkat relatou a Crivella como ele praticamente dobrou o número de visitantes na cidade nos últimos oito anos. 

No encontro, o prefeito eleito do Rio recebeu de Barkat um broche de lapela com o brasão de Jerusalém, a cidade sagrada não apenas para judeus, mas também cristãos e islâmicos. Na bagagem de volta, Marcelo Crivella trará, além do broche, uma agenda repleta de compromissos, a começar pela primeira reunião, como prefeito eleito, com o governador Luiz Fernando Pezão.

Crivella pretende contar com a ajuda do governo estadual para cumprir sua primeira promessa de campanha, que é a criação de um mutirão para acabar com as filas de cirurgia de baixa complexidade, como catarata, varizes e pedra no rim, nos hospitais municipais.
Publicidade
A composição do secretariado também é um item que está pendente. Os mais cotados atualmente são Paulo Messina (Educação), Dr. Carlos Eduardo (Saúde), Ricardo Amaral (Turismo), Carlos Osório (Transportes), Fernando Mac Dowell (Transportes), Marcelo Faulhaber (Casa Civil) e Marcos Braz (Esportes).